Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Três 'segredos' para evitar humidade e mofo em casa

São da marca de janelas de telhado Velux.

Três 'segredos' para evitar humidade e mofo em casa
Notícias ao Minuto

22:06 - 22/01/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Dicas

Este ano, tem vindo a confirmar-se a existência de mais humidade, devido não só a uma maior quantidade de vapor de água existente na atmosfera, mas também de um aumento, acima do habitual, das temperaturas (mais 2.76º graus) nos meses de dezembro e janeiro. E, a humidade em excesso, além de tornar as casas desconfortáveis, pode ser prejudicial à saúde, potenciar o cheiro a mofo, a criação de bolor e o aparecimento de manchas nas paredes.

Leia Também: O truque para a humidade do carro que poucos conhecem. Funciona mesmo?

Em comunicado, a marca de janelas de telhado Vellux afirma que "as casas portuguesas, cuja construção é pobre no isolamento, tendem a apresentar, de forma bastante visível, problemas causados pela humidade e condensação", o fenómeno que consiste no encontro entre o ar quente e/ou húmido com uma superfície fria (chão, portas, janelas) sendo visível, por exemplo, no espelho da casa de banho após um duche quente.

"No inverno, a condensação, que pode escalar para humidade, ocorre com mais frequência, uma vez que a diferença entre o clima interior e o exterior é mais elevado, por estar quente no interior e muito frio no exterior", avisa.

O que fazer? Eis três dicas:

Leia Também: Desumidificadores naturais. Quatro plantas que reduzem a humidade

1- Abra as janelas com mais frequência

"O conforto climático de uma casa traduz-se tanto nas temperaturas amenas das divisões, como na boa renovação do ar, que deve ser feita com alguma regularidade (no mínimo, quatro vezes por semana, entre 10 a 15 minutos).  Se o tempo não estiver frio no exterior, opte por abrir as janelas mais vezes e durante mais tempo para melhorar a ventilação do espaço. Ao ter as janelas abertas, promove o arrefecimento das paredes e da temperatura interior, prevenindo o aparecimento de condensação."

2- Assegure-se de que a sua casa tem um bom isolamento térmico

"A existência de um clima interior confortável, com temperatura amena e adequada à estação do ano, pode reduzir a probabilidade do aparecimento de humidade. Além disso, assegure a eficiência energética da casa, através de um bom isolamento nas paredes e da instalação de janelas que oferecem um melhor desempenho térmico, para que o calor não se dissipe das divisões, certamente prevenirá o aparecimento de humidade."

3- Isole as divisões mais húmidas

"No caso dos espaços onde é mais propício o desenvolvimento de humidade, opte por isolar a divisão, fechando as portas e janelas, para que a condensação não se alastre para o resto da casa. Por exemplo, mantenha as portas fechadas ao cozinhar e ao tomar banho, arejando, se possível, essas divisões no final."

Leia Também: Livre-se da terrível humidade que lhe entra todos os dias pelo nariz

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório