Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Covid-19. Plasma convalescente reduz risco de morte em imunocomprometidos

Estudo americano mostrou uma redução de 37% da mortalidade.

Covid-19. Plasma convalescente reduz risco de morte em imunocomprometidos
Notícias ao Minuto

07:46 - 17/01/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Uma transfusão de plasma convalescente, uma componente do sangue que contém anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2, diminui em quase 40% o risco de morte em imunocomprometidos, afirmam cientistas da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, num artigo recentemente publicado na revista JAMA Network Open.

Esta opção chegou a ser estudada no início da pandemia de Covid-19 para transferir anticorpos gerados por uma pessoa saudável, recuperada da infeção pelo coronavírus, para um doente internado. Contudo, os custos elevados, o tempo para realizar o procedimento, sem eficácia comprovada contra doença grave e morte, e o surgimento de novas ferramentas e tratamentos fizeram com que a ideia fosse travada.

Leia Também: "Provavelmente a mais perigosa". Sintomas da variante XBB.1.5

Agora, depois de constatarem que muitos doentes imunocomprometidos não estão a responder às vacinas ou não podem tomar o antiviral Paxlovid, indicado para a fase inicial da doença, em conjunto com os seus fármacos de toma diária, os investigadores resolveram estudar outras possibilidades. Uma análise de nove estudos, que envolveram 2.110 participantes e foram feitos com diferentes metodologias, revela que a transfusão de plasma convalescente reduziu o risco de morte em 37% entre esses doentes.

O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:

Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.

Leia Também: Epidemiologista chinês desaconselha viagens a quem ainda não teve Covid

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório