Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

A dieta que pode reduzir o número de convulsões em pessoas com epilepsia

É a conclusão de um estudo feito na Índia.

A dieta que pode reduzir o número de convulsões em pessoas com epilepsia
Notícias ao Minuto

17:25 - 16/01/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Conjugar uma alimentação 'low-carb' - com poucos carboidratos - e medicação pode ajudar a reduzir o número de convulsões, entre pessoas com epilepsia resistente a tratamentos, diz um novo estudo. Trata-se de uma investigação feita na Índia e publicada na revista científica Neurology

Leia Também: Bactérias intestinais podem trazer problemas à saúde cerebral

Para chegar a esta conclusão, os investigadores recrutaram 160 pessoas, com idades entre os 10 e os 55. Todas medicadas com doses elevadas de anticonvulsivantes, mas que sofriam, em média, duas ou mais convulsões mensalmente. 

Metades dos indivíduos seguiu uma dieta que consistia em comer apenas 20 gramas de carboidratos diariamente. Todos continuaram a fazer a medicação que lhes tinha sido receitada. Ao longo do estudo, foram registadas todas as convulsões e refeições dos participantes e, cada um, preencheu um questionário.

Assim, os investigadores concluíram que mais de 26% das pessoas que estavam a fazer esta dieta, conseguiram reduzir o número de convulsões mensais, em mais de 50%, em comparação ao mês anterior. Além disso, este grupo também relatou melhorias, significativas, na qualidade de vida. 

Citando Manjari Tripathi, autora principal do estudo, o portal NewScientist explica esta dieta talvez ajude a reduzir as convulsões ao induzir a cetose, ou seja, processo em que o corpo queima gordura como combustível primário.

Existe outros motivos, no entanto, que justificam esta relação, "incluindo alterações no microbioma intestinal, inflamação e sinalização elétrica entre os neurónios", acrescenta. 

Leia Também: Criado 'radar' que classifica crises de epilepsia em tempo "quase-real"

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório