Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Pela sua saúde, não dê com a língua nos dentes (literalmente!)

Impress alerta para a influência do mau posicionamento da língua nos dentes.

Pela sua saúde, não dê com a língua nos dentes (literalmente!)
Notícias ao Minuto

22:02 - 14/01/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde oral

Desde cedo que se ouve falar da importância de manter uma postura corporal correta para evitar dores de cabeça ou lesões na coluna, mas quantas vezes se ouve falar da importância da posição da língua? "São vários os especialistas que indicam que existe uma posição correta para a língua, na qual a ponta da língua deverá estar em contacto com o céu da boca, e quando esta não se verifica, há uma série de problemas associados que devem ser tidos em conta", refere a Impress em comunicado.

Nesse sentido, apesar de parecer apenas um mau vício, "quando a língua não é colocada na posição devida, a saúde pode ficar comprometida".

Leia Também: Pare de comprar estes alimentos e bebidas. São prejudiciais à saúde oral

Assim, para prevenir futuros problemas, o chefe ortodontista Khaled Kasem, da Impress, alerta para três deles e revela algumas das suas consequências.

1- Desalinhamento dos dentes

O desalinhamento dos dentes pode ser o efeito mais rápido e notório de um mau posicionamento da língua. O hábito de posicionar mal a língua pode ser desenvolvido ainda em criança, fruto do uso excessivo de chupetas ou da sucção de dedo. A longo prazo, estes vícios prejudicam a dentição e, muitas vezes, levam a que as crianças tenham de usar aparelho ortodôntico para corrigir a estrutura oral. No limite, este mau posicionamento poderá levar à perda de dentes.

Segundo o ortodontista especialista Khaled Kasem, "estes hábitos devem ser eliminados antes dos 2 a 3 anos de idade, para que não tenham implicações no futuro e caso persistam, além do aparelho, pode haver necessidade de recorrer a um terapeuta da fala para evitar problemas futuros".

Leia Também: Andamos todos a escovar mal os dentes. É assim que se faz

2- Problemas respiratórios

A posição da língua afeta a respiração por diversos motivos, nomeadamente, pelo facto de obstruir as vias respiratórias. Além disso, por motivar ou forçar a respiração pela boca, o mau posicionamento da língua promove ainda o ressonar, o que acaba por prejudicar também a qualidade do sono.  De acordo com o ortodontista da Impress, "os pacientes que respiram - erradamente - pela boca sofrem com bastante frequência de boca seca, halitose (mau hálito) e verificam um risco acrescido do aparecimento de cáries dentárias".

3- Problemas no posicionamento ósseos

O posicionamento errado da língua faz desenvolver problemas no posicionamento ósseo da face. Além de influenciar a dentição, o mau posicionamento da língua tem também consequências na formação e posicionamento de partes da face, com implicações estéticas, como o deformar das maçãs do rosto. Khaled Kasem revela ainda que estes problemas devem ser enfrentados durante os anos de crescimento, onde, corrigindo a posição da língua, se pode evitar uma deformidade óssea permanente. Porém, nos casos em que o paciente é adulto, estes problemas só podem ser corrigidos com cirurgia.

Leia Também: Má higiene oral pode desencadear doenças potencialmente fatais

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório