Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Em risco de ter Alzheimer nos próximos 10 anos? Já é possível saber

Um novo estudo explica como.

Em risco de ter Alzheimer nos próximos 10 anos? Já é possível saber
Notícias ao Minuto

20:25 - 13/01/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Doenças neurológicas incapacitantes

Um grupo de investigadores do Instituto Karolinska, na Suécia, sugere que um teste sanguíneo pode ajudar a detetar a doença de Alzheimer uma década antes do aparecimento dos primeiros sintomas, como perda de memória.

Como? Segundo a investigação, publicada na revista  Brain,  através da medição dos níveis da proteína fibrilar ácida da glia (GFAP, na sigla em inglês).

"No futuro, poderá ser utilizado como biomarcador não invasivo para a ativação precoce de células imunitárias como as astrócitos [células cerebrais em forma de estrela] no sistema nervoso central, o que pode ser valioso para o desenvolvimento de novos medicamentos e para o diagnóstico de doenças cognitivas", afirma Charlotte Johansson, a principal autora do estudo. 

Leia Também: Descoberto exercício rápido que pode ajudar a evitar Alzheimer

Outras das investigadoras, Caroline Graff, acrescentou: "A primeira mudança que observámos foi um aumento da GFAP aproximadamente dez anos antes dos primeiros sintomas da doença. (...) Seguiu-se um aumento das concentrações de P-tau181 e, mais tarde, de NfL (uma proteína chamada neurofilamento de cadeia leve) que já sabemos estar diretamente associada à extensão dos danos neuronais no cérebro de Alzheimer".

Segundo a rede de saúde CUF, a doença de Alzheimer representa cerca de dois terços de todos os casos de demência, um termo genérico utilizado para designar um conjunto de doenças que se caracterizam por alterações cognitivas que podem estar associadas a perda de memória, alterações da linguagem e desorientação no tempo ou no espaço.

Para a maioria não existe tratamento, nem uma forma definitiva de prevenir a demência, e as perspectivas são más. A Organização Mundial de Saúde estima que existam 47.5 milhões de pessoas com demência em todo o mundo, número que pode chegar os 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050, para 135.5 milhões. 

Leia Também: Demência? Cinco sintomas preocupantes que não deve esconder do médico

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório