Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Isolamento social aumenta risco de demência em idosos, diz novo estudo

É uma relação que já tinha sido mencionado, em estudos anteriores, e que foi confirmada, mais uma vez, por uma equipa de investigadores nos Estados Unidos,

Isolamento social aumenta risco de demência em idosos, diz novo estudo
Notícias ao Minuto

18:36 - 13/01/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Demência

Estudos feitos anteriormente já tinham encontrado uma ligação entre isolamento social e o risco de demência em idosos não institucionalizados. Recentemente, uma nova investigação, feita nos Estados Unidos, acrescentou ainda mais informação significativa, reforçando esta conclusão. 

Leia Também: Demência? Cinco sintomas preocupantes que não deve esconder do médico

Através de um comunicado, os investigadores explicam que o estudo, publicado na revista científica Journal of the American Geriatrics Society, utilizou dados relativos a um grupo de cinco mil pessoas, com 65 anos ou mais. 

Cada um fez entrevistas, com os cientistas, anualmente, durante nove anos, como forma de avaliar a função cognitiva, o estado de saúde e o bem-estar geral.

Após a entrevista inicial foi possível confirmar que 23% dos analisados estavam socialmente isolados e não apresentavam sinais de demência. Nove anos mais tarde 21% da amostra total tinha desenvolvido demência. 

Com estes dados os investigadores concluíram que o risco de desenvolver demência, ao longo dos nove anos, foi 27% maior entre os idosos socialmente isolados, em comparação com os outros que não tinham este problema. 

"Uma explicação possível é que ter menos oportunidades de socializar com outras pessoas também diminui o funcionamento cognitivo, contribuindo potencialmente para o aumento do risco de demência", diz Alison Huang, investigadora na Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, em comunicado. 

Leia Também: Se está a ouvir cada vez pior, cuidado. Pode ser sinal de demência

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório