Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Retinol. O que faz este ingrediente 'xpto' em todos os cremes anti-idade?

Quando compra um creme com retinol, sabe realmente o que está a colocar na pele? A farmacêutica Ana Sofia Amaral, regulatory & scientific affairs director da L’Oréal Portugal, explica qual é, afinal, a 'magia' deste ingrediente, um dos mais comuns nos cuidados anti-envelhecimento.

Retinol. O que faz este ingrediente 'xpto' em todos os cremes anti-idade?
Notícias ao Minuto

08:55 - 13/01/23 por Ana Rita Rebelo

Lifestyle Entrevista

Já ouviu falar de retinol, mas são muitos os 'pontos de interrogação'? Temos a certeza que sim. Mas este 'palavrão' que costuma encontrar escrito, em letras minúsculas, nos rótulos dos cremes não está lá para embelezar. Na verdade, é uma das grandes 'armas' da cosmética anti-idade.

A farmacêutica Ana Sofia Amaral começa por explicar: "À medida que a idade avança, a pele vai perdendo a sua vitalidade". Como tal, a única coisa que podemos fazer é aceitar que os sinais de idade são normais e tentar que a nossa pele esteja no seu melhor com os cuidados adequados para cada fase da vida. E é aqui que o retinol entra para uma ajuda extra, desempenhando efeitos muito potentes e cobiçados.

"Os primeiros sinais de envelhecimento - como manchas, linhas de expressão na testa ou nos cantos dos lábios, ou os chamados pés-de-galinha na zona dos olhos - surgem a partir dos 30, devendo adaptar-se a rotina de beleza às suas novas necessidades", recomenda a regulatory & scientific affairs director da L’Oréal Portugal, em entrevista ao Lifestyle ao Minuto

Leia Também: Bê-à-bá do ácido hialurónico. O que é, onde existe e quais os benefícios?

Notícias ao Minuto © Ana Sofia Amaral

Nos anos 90, o retinol era receitado por dermatologistas para tratamentos da acne, mas acabou por destacar-se em produtos anti-envelhecimento. Qual é, afinal, a 'magia' deste ingrediente? 

O retinol é uma forma de vitamina A. Existem outras formas e estão reunidas numa família a que chamamos retinóides. O retinol é a forma mais próxima da que é utilizada pelas nossas células. Também podemos utilizar em cosméticos precursores de retinol, que são convertidos em retinol na pele por reações químicas.

O retinol é uma molécula de referência muito utilizada pelos dermatologistas, nomeadamente, pela sua excelente eficácia nas rugas

Pode dar-nos exemplos?

São exemplos destes precursores o palmitato de retinol (retinyl palmitate é a designação que podemos encontrar nas listas de ingredientes dos produtos), o linoleato de retinol (retinyl linoleate) ou o acetato de retinol (retinyl acetate).

O que é que o retinol pode fazer pela nossa pele? De forma prática, como é que atua na regeneração da pele?

O retinol é uma molécula de referência muito utilizada pelos dermatologistas, nomeadamente, pela sua excelente eficácia nas rugas. Alguns dos seus principais benefícios são a ação sobre a homogeneidade do tom da pele e redução das rugas com melhoria da qualidade da pele. O seu tipo de ação, aliado à sua eficácia, faz dele um ingrediente de eleição muito procurado.

E pode ser incluído na rotina de skincare a partir de que idade? 

Não há uma idade mínima para o seu uso. À medida que a idade avança, a pele vai perdendo a sua vitalidade. Os primeiros sinais de envelhecimento - como manchas, linhas de expressão na testa ou nos cantos dos lábios, ou os chamados pés-de-galinha na zona dos olhos - surgem a partir dos 30, devendo adaptar-se a rotina de beleza às suas novas necessidades. Embora os protetores solares tenham um papel essencial na proteção da pele contra os raios ultravioleta - e devam ser aplicados diariamente em qualquer idade - , nesta fase da vida a pele precisa de um cuidado acrescido. Devem passar a aplicar-se hidratantes, de preferência com características antioxidantes e com fórmulas que contribuem para a uniformidade do tom da pele para fazer face às manchas, cremes com vitamina C e E para melhorar a qualidade da pele e retinol, bem como este ingrediente 'estrela' que aumenta a capacidade de renovação da pele, devolvendo-lhe luminosidade e firmeza instantaneamente.

Leia Também: Filtros nas fotografias. "Torna-se difícil distinguir o real do editado"

O retinol representa um risco para grávidas? No fundo, quem deve evitar este ingrediente?

Gestantes ou pessoas com hipersensibilidade ao retinol não devem optar por uma rotina de cuidado de pele com este ativo sem antes consultarem o seu médico. 

Devemos ter sempre atenção às precauções de utilização que as marcas colocam nos seus produtos

O uso de retinol exige algum cuidado. Como tal, só deve ser utilizado à noite porquê?

O retinol é um ingrediente bastante potente e eficaz. Pelo facto de provocar a eliminação de células mortas e consequente diminuição da espessura da camada córnea da epiderme, deve ser utilizado, de preferência, durante a noite. Durante o tempo em que está a utilizar este tipo de tratamento, deve aplicar um protetor solar durante o dia. No entanto, reforço que devemos ter sempre atenção às precauções de utilização que as marcas colocam nos seus produtos, pois ninguém melhor do que elas conhecem os efeitos do produto em causa. E não esquecer que existem vários tipos de ingredientes da família dos retinoides que, pelo facto de terem modos de ação específicos, podem ter precauções de utilização diferentes. Por exemplo, ao utilizar um produto com palmitato de retinol este pode ser aplicado durante o dia ou numa pele mais sensível que não se dê bem com o retinol.

A este propósito, em que tipos de pele é que o retinol pode ser usado?

O retinol é um ativo que traz muitos benefícios para a pele e é aconselhado para pele normal, oleosa e madura, pois atua na correção dos sinais de idade.

Pode ser aplicado onde?

Os cosméticos com retinol ou com os seus percursores podem ser aplicados na pele do corpo ou do rosto, conforme a indicação que consta no produto. Depende da sua ação e da sua textura. O retinol pode ser adaptado ou não, por exemplo, ao contorno de olhos ou à zona do pescoço. Quando se desaconselha a utilização em alguma zona do rosto ou do corpo, este facto é mencionado na embalagem do produto. 

Leia Também: Qual é, afinal, a magia da vitamina C na pele? Desvendamos tudo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório