Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Covid longa. Maioria dos sintomas em casos leves desaparece num ano

A conclusão é de um estudo publicado no British Medical Newspaper.

Covid longa. Maioria dos sintomas em casos leves desaparece num ano
Notícias ao Minuto

07:17 - 12/01/23 por Lusa

Lifestyle Coronavírus

"A maioria dos sintomas ou condições que se desenvolvem após uma infeção leve por Covid-19 persistem durante vários meses, mas voltam ao normal num ano", destacam os autores do estudo israelita publicado no British Medical Newspaper (BMJ).

A Covid longa caracteriza-se pela persistência de sintomas após a infeção, ou pelo aparecimento de novos sintomas mais de quatro semanas após uma infeção inicial.

Maytal Bivas-Benita, investigadora do Instituto Israelita de Investigação KI e coautora do estudo, destacou à agência France-Presse (AFP) que está "encorajada" pelos resultados, num contexto em que existem receios sobre a duração dos sintomas.

"A grande maioria dos pacientes ficará bem depois de um ano, e acho que isso é uma boa notícia", realçou.

Os resultados da investigação mostram ainda que "as pessoas vacinadas estiveram menos expostas ao risco de dificuldades respiratórias - o efeito mais frequente observado em caso de doença ligeira - do que as pessoas não vacinadas", sublinhou ainda.

Leia Também: Covid longa. Estas pessoas estão em maior risco de desenvolver a doença

Apenas pequenas diferenças foram observadas no estudo entre pacientes do sexo masculino e feminino.

Em contraste, as crianças desenvolveram menos efeitos do que os adultos durante a fase inicial da Covid-19, sintomas que desapareceram na maioria no final do período, com resultados semelhantes para todas as diferentes variantes do covid-19 testadas.

"Estes resultados sugerem que, embora o fenómeno da Covid-19 longa seja temido e discutido desde o início da pandemia, a grande maioria dos casos de infeção leve não sofre de sintomas graves ou crónicos a longo prazo", apontam os investigadores.

O estudo foi realizado com base em registos eletrónicos do segundo maior fundo de seguro de saúde de Israel, Maccabi Healthcare Services, dos quais quase dois milhões de membros foram testados para a Covid-19 entre 1 de março de 2020 e 1 de outubro de 2021.

Em setembro, pelo menos 17 milhões de pessoas na Europa tinham sofrido de Covid-19 longa nos primeiros dois anos da pandemia, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde.

Leia Também: Investigadores afirmam que existem quatro tipos de Covid longa

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório