Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

A solução para diversos problemas oculares pode ter sido encontrada

Cientistas da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, criaram células em laboratório que podem vir a ajudar vários doentes.

A solução para diversos problemas oculares pode ter sido encontrada
Notícias ao Minuto

10:33 - 11/01/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Visão

Uma equipa de cientistas da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, tem vindo a trabalhar numa solução para melhorar vários problemas de saúde relacionados com a visão. Um estudo preliminar mostra que estão num bom caminho para tratar várias lesões, como o glaucoma e a cegueira.

Os cientistas criaram células fotorrecetoras que se juntam a outras células do olho para formar a retina. O objetivo passou por substituir tecidos mortos que estavam no interior do olho.

A investigação já tem vindo a ser feita ao longo de vários anos. Em 2022, por exemplo, já tinham mostrado que estas células conseguiam ser capazes de fazer o olho responder a diferentes comprimentos de onda e intensidades de luz.

Leia Também: Se tem olhos secos pode estar mais vulnerável a lesões e perda de visão

Este novo estudo é mais uma peça neste processo. "Queríamos usar essas células como forma de reposição para os mesmos tipos de células que foram perdidas em doenças da retina", explica David Gamm, um dos autores do estudo.

"Estamos a construir esta história em laboratório, uma peça de cada vez, para criar confiança de que estamos indo na direção certa", continua.

Numa próxima fase, vão arrancar os testes em humanos. "São o próximo passo, claro." Só ai se perceberá a real eficácia destas células que foram desenvolvidas.

Leia Também: Sintoma na pele e olhos pode indicar doença do fígado incurável

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório