Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Alimentos que devem ser banidos do prato de quem tem colesterol alto

Pare de comer isto. São absolutamente proibidos.

Alimentos que devem ser banidos do prato de quem tem colesterol alto
Notícias ao Minuto

18:47 - 09/01/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Se é verdade que existe uma lista exaustiva de alimentos que ajudam a ultrapassar uma série de doenças, aliviando os sintomas, outros podem ser particularmente prejudiciais à saúde. Se lhe foi dito por um médico que sofre de colesterol alto, "deve evitar comer fígado e miudezas", alerta a Heart UK, denominação pela qual é conhecida uma instituição britânica dedicada à saúde cardiovascular. Ambos são "fontes muito ricas de colesterol" e, como tal, podem contribuir para o aumento dos níveis de gordura no sangue. 

Embora o fígado possa ser considerado um alimento saudável, devido ao baixo teor de gordura saturada e por ser rico em vitaminas, a Heart UK diz que o seu consumo pode provocar problemas de saúde. A instituição esclarece: "Todos os alimentos de origem animal contêm algum colesterol".

Leia Também: Contra a pressão arterial elevada, coma 'isto' duas vezes por semana

Contudo, isto não quer dizer que as pessoas com colesterol elevado tenham de tornar-se vegetarianas. O 'segredo' está no equilíbrio. O objetivo é fazer uma "dieta saudável para o coração".

"Legumes e leguminosas ( ervilhas, feijões e lentilhas), frutas, nozes, sementes e grãos inteiros estão repletos de nutrientes e são ótimos para o colesterol e a saúde do coração", sublinha. "Devemos comer, pelo menos, cinco porções de fruta e vegetais por dia (cerca de um punhado cada) para nos mantermos saudáveis."

Leia Também: Nem imagina o bem que esta bebida pode vir a fazer por si (é anticancro)

Recorde-se que existem dois tipos de colesterol. O 'bom' colesterol (HDL) é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o 'mau' colesterol (LDL) transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado Quando este está em excesso, o colesterol é um fatores de risco para a ocorrência problemas cardiovasculares, como enfarte do miocárdio ou acidente vascular cerebral. 

Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:

Colesterol total - < 190 mg/dl;
Colesterol LDL - <115mg/dl;
Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher

Leia Também: Quem sofre de problemas digestivos, é esta dieta que deve adotar

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório