Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Sinal de alerta precoce pode ajudar a prever 'mini AVC' sete dias antes

Ignorar está fora de questão e um estudo reforça o porquê.

Sinal de alerta precoce pode ajudar a prever 'mini AVC' sete dias antes
Notícias ao Minuto

18:04 - 09/01/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Acidente vascular cerebral

Dificuldade em articular palavras pode ser um sintoma de acidente vascular cerebral (AVC), uma lesão do cérebro que ocorre devido a uma interrupção do fornecimento de sangue a uma parte deste órgão. Esta complicação dá pelo nome de disartria e pode manifestar-se sete dias antes de um acidente isquémico transitório (AIT), como demonstra um estudo publicado no Journal of the American Academy of Neurology, que contou com 2416 participantes.

Leia Também: Ver para crer. Este é um sintoma de cancro do intestino em 89% dos casos

Muitas vezes apelidado de 'mini AVC' ou 'princípio de AVC', um AIT  consiste "num bloqueio temporário e de curta duração - habitualmente, de menos de cinco minutos - do fluxo sanguíneo para o cérebro ou medula espinhal", explica a rede de saúde CUF. Pelo facto de não causar danos permanentes - ainda que, à semelhança de um AVC, possa afetar a fala, a visão ou os movimentos de determinadas partes do corpo - faz com que seja menosprezado. No entanto, alerta a CUF, "o AIT é na verdade um aviso e pode frequentemente preceder um futuro acidente vascular cerebral - possivelmente, nas horas ou dias seguintes -, devendo ser encarado com seriedade e como uma oportunidade de atuar na sua prevenção".

No estudo, os investigadores verificaram que, em 549 doentes, os sintomas de AIT surgiram antes de um AVC. Na maioria dos casos, manifestaram-se cerca de sete dias antes.

Leia Também: AVC. Dois sinais de alerta precoces que podem surgir uma semana antes

As causas de um AIT são as mesmas que as de um AVC isquémico, o tipo mais comum de AVC, em que um coágulo, habitualmente, devido a aterosclerose (a acumulação de placa nas artérias) bloqueia o fornecimento de sangue para uma determinada zona do cérebro. Um AIT "dura apenas alguns minutos e a maioria dos sinais e sintomas desaparece no período de uma hora, podendo raramente durar até 24 horas", refere a CUF.

Para prevenir um AIT, deve fazer consultas com regularidade; não fumar, limitar o consumo de gordura (sobretudo, a saturada e a trans), não consumir sal em excesso, incluir fruta e legumes na alimentação, praticar exercício físico regular, limitar o consumo de álcool, manter um peso saudável, não consumir drogas e manter doenças como a diabetes sob controlo.

Leia Também: Doenças preocupantes que nos fazem despertar durante a noite

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório