Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Ter um cão talvez ajude a diminuir risco de eczema em crianças

Novo estudo dá mais uma razão para ter um animal de estimação em casa.

Ter um cão talvez ajude a diminuir risco de eczema em crianças
Notícias ao Minuto

09:56 - 02/01/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Eczema é uma "doença de pele que atinge 10% das crianças", explica o Lusíadas, e um diagnóstico "cada vez mais comum em Portugal". No entanto, é possível que o contacto com um cão ajude a diminuir o risco de eczema em crianças, explica o jornal DailyMaill, citando um novo estudo. 

Publicada na Journal of Allergy and Clinical Immunology, revista científica, a investigação é assinada por uma equipa da Henry Ford Health, em Detroit, Michigan, Estados Unidos. 

Leia Também: Tem dermatite atópica? Saiba que alimentos e bebidas não deve consumir

Os investigadores justificam esta conclusão dizendo que a exposição, durante os primeiros meses de vida, à grande variedade de bactérias dos cães pode ajudar a desenvolver, e fortalecer, o sistema imunitário das crianças, evitando a doença. Isto significa que assim estão menos em risco de ter esta condição inflamatória que faz com que se fique com comichão, pele seca e rachada. 

Para fazer o estudo, foram recrutadas várias mulheres grávidas, cujos bebés nasceram entre setembro de 2003 e dezembro de 2007. No total, foram analisadas quase 800 crianças, quando tinham menos de dois, mas também aos 10 anos. O objetivo foi perceber o efeito de ter um cão, em casa, durante a gravidez e no primeiro ano de vida. 

Segundo o jornal, Amy Eapen, especialista em alergias que liderou o estudo, disse que os resultados sugerem que o primeiro ano de vida é "potencialmente a janela crítica" para prevenir o eczema.

"Os nossos dados sugerem que a exposição pré-natal e no início da vida a um cão tem um efeito protetor significativo no desenvolvimento de eczema até os dois anos de idade", conclui. 

Leia Também: Sim, pode tratar o eczema com mel. Veja como

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório