Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Quando usar a máquina da roupa, lave com água fria. São só vantagens

Acaba por poupar e ainda fazer com que as peças durem mais tempo.

Quando usar a máquina da roupa, lave com água fria. São só vantagens
Notícias ao Minuto

09:04 - 26/12/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Dicas domésticas

É um hábito colocar a máquina da roupa a lavar e deixar a temperatura da água quente. A verdade é que não precisa de o fazer para que as peças saiam impecáveis. A água fria tem o mesmo efeito e ainda é capaz de beneficiar com isso.

A revista Best Life falou com especialistas em dicas domésticas e de limpeza para perceber o que está a ganhar ao fazer o ciclo com água fria. Vai acabar por poupar dinheiro e ainda fazer com que as peças durem mais tempo.

As roupas vão durar muito mais

"Os ciclos de lavagem com água fria são mais suaves para os tecidos do que as lavagens com água quente, o que significa que tecidos e cores delicadas não desbotam tão rapidamente com o tempo", refere Beatrice Flores, especialista em limpeza e autora do blogue Living Pristine.  "As roupas duram muito mais do que se fossem lavadas com água quente ou mesmo morna", continua.

Leia Também: Quando entornar algo na mesa, deixe o papel de cozinha e siga esta dica

"A água morna tende a dilatar as fibras das roupas e, quando secam, encolhem. Há uma probabilidade muito menor de isso acontecer com suas roupas se forem lavadas em água fria", explica Stefan Bucur, do blogue Rhythm of the Home.

Quase que não precisa de passar a ferro

"Lavar roupas com água fria é uma boa opção, pois reduz os vincos", revela Jimmy Olas, do projeto de limpeza Silver Olas.

É melhor para o ambiente

"A lavagem com água fria não apenas reduz o consumo de energia, mas também requer menos emissões de gases de efeito estufa", diz Adam Smith, do 'website' Eco Energy Geek. Explica que 90% da energia usada pela máquina é para aquecer a roupa. A máquina de secar roupa também deve ser deixada de lado quando quiser reduzir o consumo de energia.

Vai conseguir poupar

Menos energia usada significa menos gastos com a luz no final do mês. É uma maneira fácil e direta de economizar energia e dinheiro, além de reduzir o impacto ambiental”, continua Adam Smith.

Leia Também: Panelas sujas. Tem mesmo de experimentar esta dica de limpeza com vinagre

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório