Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Sintomas de Covid longa podem causar distúrbios de sono

Eis as conclusões de um estudo publicado recentemente.

Sintomas de Covid longa podem causar distúrbios de sono
Notícias ao Minuto

14:34 - 23/12/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Num estudo, recentemente divulgado na medRxiv, uma equipa de investigadores apontou que sintomas de Covid longa como fraqueza muscular e ansiedade podem causar distúrbios de sono nos doentes hospitalizados por Covid-19. 

O artigo, que aguarda revisão pelos pares, analisou dados relativos ao sono de doentes hospitalizados entre março de 2020 e outubro de 2021.

A equipa aplicou um questionário sobre o índice de qualidade do sono e levou os participantes a usar um acelerómetro nos pulsos durante 14 dias, aproximadamente sete meses após a alta hospitalar. Os dados do acelerómetro foram usados ​​para analisar a duração, regularidade e eficiência do sono. Dos 714 participantes, 64% relataram problemas de sono.

Os cientistas perceberam que os distúrbios de sono foram prevalentes, durante quase um ano após a alta, entre os doentes com Covid-19 que foram hospitalizados. Outra descoberta do grupo foi que a má qualidade do sono e a irregularidade do sono estavam associadas à diminuição da função pulmonar.

Os investigadores acrescentam que os problemas de sono podem ser a causa de muitos dos sintomas prolongados de Covid-19. 

Leia Também: Os sintomas da Covid mudaram? Conheça os 10 mais comuns na atual vaga

O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:

Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.

Leia Também: SARS-CoV-2 pode permanecer "durante vários dias" em alguns alimentos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório