Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Fazer esta dieta diminui risco de condição grave durante a gravidez

De acordo com um novo estudo, feito nos Estados Unidos, grávidas que seguem uma dieta mediterrânica sofrem menos complicações.

Fazer esta dieta diminui risco de condição grave durante a gravidez
Notícias ao Minuto

09:24 - 23/12/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Gravidez

Segundo uma equipa de investigadores do Hospital Cedars-Sinai, em Los Angeles, nos Estados Unidos, as mulheres que adotam a dieta mediterrânica tiveram um risco menor, em 28%, de desenvolver pré-eclampsia.

Trata-se de uma condição que afeta uma em cada 14 mulheres grávidas e "ocorre quando a pressão arterial de uma mulher atinge níveis perigosamente altos durante a gravidez e ela sofre danos renais e hepáticos", explica o jornal DailyMail. 

Leia Também: Grávidas com autismo estão mais vulneráveis a depressão e ansiedade

Para o estudo, publicado na revista científica JAMA Network Open, foram analisadas quase oito mil mulheres. Todas as participantes que estavam grávidas, com o seu primeiro filho, foram convidadas a preencher um questionário de frequência alimentar durante o primeiro trimestre, diz o jornal, citando o estudo. 

"Também analisamos os componentes individuais da dieta mediterrânea e descobrimos que uma maior ingestão de vegetais, legumes e peixes estava relacionada a um menor risco associado de um resultado adverso na gravidez", diz Natalie Bello, diretor da investigação sobre hipertensão no Cedars-Sinai. 

Além disso, os resultados mostraram que uma alta pontuação na dieta mediterrânea estava, no geral, associada a um risco menor em 21% de consequências graves. Especificamente, foi relatado um risco 28% menor de pré-eclampsia e um risco 37% menor de diabetes gestacional.

Leia Também: Atenção mães! Inflamação crónica pode afetar a produção de leite materno

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório