Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

E esta? Três consequências terríveis do frio na boca

Com o aproximar do inverno, a higienista oral Elsa Antunes deixa o alerta.

E esta? Três consequências terríveis do frio na boca
Notícias ao Minuto

16:28 - 20/12/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde oral

A um dia de entrarmos no inverno, a 21 de dezembro, a lareira já está acesa e as mantas, meias quentes e cachecóis preparadas para lidar com o frio. Mas, muitas vezes, é fácil esquecermo-nos de uma parte muito importante do nosso corpo : a boca.
 
"A boca exposta ao frio traz consigo algumas consequências que podem ser bastante desagradáveis", explica Elsa Antunes, higienista oral na Malo Clinic Lisboa. Como tal, "durante esta época, é essencial manter a boca mais hidratada para potenciar a produção de saliva, que atua como barreira para vários problemas orais".

Leia Também: Chá que toda a gente conhece pode, afinal, aumentar hipóteses de cancro?

Além disso, a higiene oral nunca pode ser esquecida. "As medidas a tomar devem ser preventivas, de forma a garantir que se chegue ao final do inverno com uma boca saudável", sublinha.

Eis três consequências do frio na boca:


1- Boca seca

"A xerostomia, também chamada “boca seca”, surge quando a cavidade oral não está suficientemente hidratada, sendo o frio um dos principais impulsionadores desta condição, ao potenciar uma diminuição da produção salivar. Sem esta secreção, que atua como 'escudo', a cavidade oral fica mais exposta a complicações , como por exemplo  o mau hálito. Assim, é importante beber água regularmente e não descuidar a rotina de higiene oral, garantindo que a boca esteja sempre o mais hidratada possível."

Leia também: Pasta de dentes viral nas redes sociais promete resultados em três dias

2- Lesões na boca

"As lesões na boca, língua, garganta e lábios, como aftas, cieiro ou herpes, são muito comuns durante épocas com temperaturas mais baixas. O facto de a boca ficar mais seca e, consequentemente, menos protegida, cria facilidade para o surgimento destas alterações, que podem ser muito desconfortáveis e dolorosas. É importante estar atento a sinais de alerta, como vermelhidão ou ardor na cavidade oral, e atuar de imediato para prevenir o aumento da infecção ou a proliferação de bactérias. Caso estas lesões se mantenham durante mais de duas semanas, deve ser realizada  uma visita ao médico dentista ou higienista oral."

3- Sensibilidade dentária

"Esta é uma condição muito usual associada especialmente ao desgaste do esmalte, a camada mais externa do dente. Com a chegada do Inverno, existe uma tendência para ingestão de bebidas mais quentes que podem agravar e tornar mais evidente o desconforto da sensibilidade dentária. Quem tem sensibilidade dentária conhece bem a dor a ela associada e deve adotar  comportamentos preventivos, como utilizar pasta de dentes apropriada à condição,  evitar alimentos ácidos e  sem esquecer o acompanhamento profissional."

Leia também: Andamos todos a escovar mal os dentes. É assim que se faz

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório