Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Cinco coisas que deve preparar antes da chegada do patudo

Prepare-se.

Cinco coisas que deve preparar antes da chegada do patudo
Notícias ao Minuto

15:58 - 20/12/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Animais de estimação

Em Portugal, a taxa de abandono de animais de companhia aumentou em mais de 30% nos últimos anos, o que se traduz numa média de 119 animais abandonados por dia. A explicação? "A pandemia agravou este comportamento", mas essa não é a única razão, afirma a Pétis em comunicado.

"A impulsividade e pouca reflexão na hora de adotar um animal", como um cão ou um gato, "reflete-se nos abandonos, impondo que a decisão se baseie, acima de tudo, em sentido de responsabilidade e compromisso", diz.

Leia Também: Miau. Com este truque vai poder finalmente falar com o seu gato

Muitas vezes, o que parece um presente perfeito, pode revelar-se um desafio para o qual nem todas as famílias se prepararam. "A felicidade e os benefícios de um animal nas nossas vidas, sobretudo para as crianças, estão comprovados. Mas um pet não é um presente. É muito mais."

Antes de decidir ter um animal, é necessário considerar três questões-chave:

1- Que animal adotar? Um cão ou um gato?

"O cão será sempre mais dependente e exigirá mais disponibilidade da família. Já o gato, é mais autónomo e pode prescindir dos passeios ao ar livre."

2- Qual é o meu estilo de vida?

"Perceber as rotinas de quem adota ou recebe o animal e a sua disponibilidade para alterá-las é essencial. O animal vai exigir tempo, e energia mental e física."

3- Tem interesse num companheiro permanente?

"Mais do que uma surpresa, o pet tem de ser desejado, para contruir uma relação positiva e saudável com o adotante. Oferecer um animal de companhia a quem não o deseja ou não gosta de animais, só porque é moda, é um mau princípio."

Se as respostas às questões acima estiverem alinhadas com o sentido de compromisso e responsabilidade do futuro adotante, segue-se a etapa seguinte: a preparação da chegada do novo membro da família.

Para essas pessoas, a Pétis deixa algumas recomendações:

Possuir acessórios/objetos essenciais

"Os gatos necessitam de um cesto, ou algo semelhante,  para dormir; uma caixa de areia para as necessidades; um comedouro/bebedouro e a alimentação adequada à sua idade e/ou saúde. Não esquecer de comprar uma caixa específica para o transporte. O rol para os cães é muito semelhante: um local protegido para descansarem, uma cama, um bebedouro/comedouro, e alimentação adequada idade e saúde; os cães ainda precisam de uma coleira ou peitoral e uma trela para os passeios diários. Existem, ainda, brinquedos para cada tipo de animal (e.g., bolas, peluches) e snacks para apoiar na educação."

Leia Também: Acha que o seu animal tem diabetes? Eis os sinais que o devem preocupar

Especial cuidado nos primeiros dias

"No início, é comum que o cão ou o gato demorem a adaptar-se ao novo ambiente, principalmente à noite. A cama dos donos pode ser muito aliciante, contudo, o melhor é não ceder à tentação, porque, mais tarde, quando for adulto, ocupará muito mais espaço. É muito importante que o pet conheça o seu canto de segurança e descanso. Para minimizar os efeitos dos primeiros dias, coloque na cama do cão/gato, um saco de água morna – terá um efeito calmante e simula o calor da mãe."

Ter a vacinação em dia

"Os cães, até completarem o esquema de vacinação nas primeiras semanas, não devem ir à rua. Assim, é preciso identificar um local da casa em que possa colocar jornais e cartões, que servirão, provisoriamente, como local  para as necessidades. Se tiver dúvidas, consulte o médico veterinário –  além da vacinação, o acompanhamento e o 'check-up' regular da saúde do pet é fundamental para a sua longevidade e saúde."

Escolher uma alimentação correta

"A escolha da ração é muito importante – deve considerar a raça, o tamanho, a idade e outros fatores, como as alergias. E se a esperança média de vida de um cão é de 12 anos, dependendo das raças. já os gatos podem ultrapassar as 15 primaveras. Importa, por isso, fazer escolhas mais saudáveis e benéficas, garantindo desta forma, não apenas mais longevidade, como também mais qualidade de vida. Uma ração com nutrientes de qualidade e carne fresca é muito importante."

Planear as férias

"Para além da vida diária, as férias são, essas sim uma grande questão para as famílias. No entanto, não tem de ser um problema. Primeiramente deve-se planear com antecedência uma vez que, já existem muitos alojamentos temporários que aceitam animais de estimação. Também é possível contratar-se uma empresa ou um cuidador com serviços ao domicílio que o possa alimentar e levá-lo a passear."

Leia também: Os cuidados que deve ter com um cão de porte pequeno

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório