Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Há mais um gin (de 'fruta feia') a lutar contra o desperdício alimentar

Casanova Citrus é produzido pela Lemos Figueiredo - Adega das Frutas de Alcobaça.

Há mais um gin (de 'fruta feia') a lutar contra o desperdício alimentar
Notícias ao Minuto

17:56 - 15/12/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Bebidas

Depois do Casanova Dry Gin, destilado com maçã de Alcobaça, surge agora o Casanova Citrus, que combina cinco citrinos provenientes de produções excedentes ou não comercializáveis, por serem considerados 'fruta feia' O novo gin é também produzido pela Lemos Figueiredo - Adega das Frutas de Alcobaça, com o apoio da app de combate ao desperdício alimentar Too Good To Go.

Lima, yuzu, toranja, limão e tangerina são os cinco frutos do Casanova Citrus, cujo processo produtivo "é inspirado no clássico London Dry Gin, onde o zimbro selvagem e as sementes de coentro são macerados em álcool de cereais", pode ler-se em comunicado. Acrescenta-se ainda que "as cascas dos citrinos são infusionadas a vapor durante a destilação, num alambique de cobre, resultando numa bebida vibrante e fresca".

Seguindo o mote da marca Casanova - 'Love Your Gin. Love the Planet' ('Ama o teu gin, ama o planeta', em português) -, a versão citrus apresenta-se também em garrafas Wild Glass, de vidro reciclado, e dá uma segunda vida a fruta que, de outra forma, seria desperdiçada. "Acreditamos que podemos salvar o planeta, não do dia para a noite, mas de garrafa em garrafa, e o consumidor já provou que está connosco nessa missão. Para o Casanova Citrus, quisemos, como sempre, usar e salvar fruta nacional e, aqui, a Too Good To Go mostrou-se ser o parceiro ideal, identificando produtores dos citrinos que necessitávamos e que precisavam de uma solução para as suas produções, como foi o caso da Cerlima, com quem trabalhámos", afirma Mariana Figueiredo, master distiller e responsável de marketing da adega, em comunicado.

O Casanova Citrus já está disponível online e fisicamente na loja Ginjinha d’Alcobaça, junto ao mosteiro da cidade, em dois tamanhos, de 500 e de 700 ml. No Instagram da adega, irá decorrer um passatempo, de 16 a 18 de dezembro, onde serão sorteadas as primeiras três garrafas do primeiro lote deste gin cítrico.

A marca Casanova, recorde-se, surgiu em 2021 e é a única do país, no ramo das bebidas, a usar vidro 100% reciclado. Na versão original, é também o único gin certificado com a insígnia maçã de Alcobaça e foi considerado um dos melhores do mundo, arrecadando prata na Internacional Wine and Spirits Competition (IWSC) de 2022.

Para a época festiva, a adega Lemos Figueiredo preparou o pack Feliz Natal, com uma seleção das principais bebidas do seu portfólio para degustação, em formato 'travel size', de 100 ml. No pack, ao gin destilado com maçã junta-se a Ginjinha d’Alcobaça e o Vermouth Hernandez.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório