Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Acha que sabe tudo sobre implantes dentários? Olhe que não

Ponha os seus conhecimentos à prova.

Acha que sabe tudo sobre implantes dentários? Olhe que não
Notícias ao Minuto

20:00 - 12/12/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde oral

É cada vez mais comum ouvirmos falar de implantes dentários. Quer seja porque vimos uma publicidade ou porque alguém que nos é próximo já precisou de colocar um ou mais. Mas será que sabe mesmo tudo sobre este tema?

Os implantes dentários "possibilitam a substituição de um dente natural e podem ser colocados no osso
do maxilar superior ou inferior", começa por explicar o Instituto de Implantologia em comunicado. A colocação destes dispositivos médicos permite à pessoa em questão recuperar não só o seu sorriso, mas acima de tudo a sua função mastigatória.

Leia Também: Andamos todos a escovar mal os dentes. É assim que se faz

Mas há mais. Eis quatro curiosidades sobre esta solução!

1- Sabia que os implantes não são uma solução apenas para pessoas idosas?

"É verdade que são os idosos que mais usam próteses dentárias ou que até têm uma maior falta de dentes. Contudo, os implantes são recomendados para pacientes que perderam um ou mais dentes, em qualquer faixa etária. Considera-se como idade mínima para a colocação de implantes o momento em que o crescimento ósseo do paciente está completo, o que acontece geralmente por volta dos 18 anos. Porém, não existe 'uma idade máxima' para a colocação destes, desde que os pacientes apresentem condições favoráveis relativamente à estrutura óssea.

2- Os pacientes com pouco osso podem realizar tratamentos com implantes?

"A falta de espessura e altura óssea podem de facto comprometer a colocação de implantes. Mesmo assim, para pacientes que tenham pouco osso, existe a possibilidade de realizar um enxerto ósseo prévio ou em simultâneo com a colocação do implante, de forma a tornar viável este tratamento."

Leia Também: Cuidados que os diabéticos devem ter com a sua saúde oral

3- Não é um mito, é verdade: a colocação de implantes é um tratamento indolor

"O procedimento cirúrgico para a colocação de um implante não dói. O paciente é anestesiado de forma a não sentir qualquer tipo de dor durante o tratamento. Pode ser possível sentir algum desconforto nos dias posteriores à cirurgia, principalmente durante a mastigação. Contudo, para evitar/prevenir este desconforto, o médico dentista recomenda medicação analgésica e anti-inflamatória."

4- Os implantes melhoram mesmo a autoestima dos pacientes

"A falta de um ou mais dentes tem um impacto tremendo na autoestima dos pacientes, fazendo com que sintam vergonha de sorrir, tornando a vida social bastante desconfortável. Com os implantes é possível recuperar os dentes perdidos, restaurando o seu sorriso, assim como contribuem para uma melhoria significativa na mastigação e na fala. Uma vez que as coroas/dentes são fixos aos implantes, eliminamos o inconveniente da mobilidade e falta de retenção das próteses dentárias removíveis."

Leia Também: Pessoas com má higiene oral estão mais em risco de vir a ter Alzheimer

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório