Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Ano novo, decoração (da sala) nova. Não vai querer perder estas ideias!

À boleia da entrada num novo ano, fervilha em si aquele bichinho de mudança? Ao mesmo tempo, olha para a decoração lá de casa e percebe que começa a ficar 'cansada', sendo a da sala o exemplo mais flagrante? Nada que um balão de oxigénio decorativo não resolva. Se as ideias escasseiam, aproveite esta lufada de ar fresco de propostas e respire as tendências que impõem em 2023.

Ano novo, decoração (da sala) nova. Não vai querer perder estas ideias!
Notícias ao Minuto

10:24 - 19/01/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle hôma

Ano novo, decoração nova. Quando damos o pontapé de saída para um novo ano, cresce em nós uma vontade (necessidade, até?) de renovar, de recriar, de reorganizar, de fazer diferente. Identifica-se? Passar esse ímpeto para o plano prático talvez seja uma maneira de também mentalmente 'ativarmos o modo reiniciar'. E se há forma construtiva de concretizar este tipo de impulsos é através da decoração de interiores, repensando, designadamente, as nossas casas.

Ora, se tivesse de escolher um compartimento para remodelar, qual seria? Respondeu sala? Então, está alinhado com o que parece ser uma tendência ao nível das pesquisas na Internet. Muitos são aqueles que estão à procura de ideias de organização e decoração de sala para 2023. Afinal, muito provavelmente, é nesta divisão que passamos mais tempo de qualidade em casa, sem ser a dormir ou a cozinhar. 

No âmbito desta demanda por sugestões para arrancar o ano com a casa 'vestida' com as principais tendências decorativas para 2023, a hôma - Happy Home Living dá uma ajuda. Inspire-se nestas propostas que prometem deixar a sua sala com um look ao nível de uma capa de revista.

No reino da decoração, conforto e natureza partilham o trono

No cômputo geral, neste novo ano, a decoração interiores segue sob a égide do conforto, herança que ficou da pandemia, uma vez que aumentámos exponencialmente o tempo passado em casa e, consequentemente, passámos a valorizar o bem-estar dentro de portas de outra maneira.

Como tal, as cores dominantes querem-se acolhedoras, com especial nota para o verde que é um dos grandes protagonistas de 2023 no que à paleta cromática diz respeito. Não obstante, tons neutros são igualmente bem-vindos, até para não chocarem com outra tendência forte que irá verificar-se: a da mistura de texturas.

O recurso a materiais orgânicos impor-se-á, com a pedra, o vidro e a cerâmica a desempenharem um papel de particular relevo nesse contexto.

Quanto à iluminação, quer-se o mais natural possível - é favor deixar a luz entrar! - e a procura da proximidade com a natureza (que também se evidenciou a reboque da pandemia), entronca numa espécie de reinado das plantas dentro de casa: quantas mais, melhor.

Notícias ao Minuto © hôma  

Todas estas linhas decorativas mais conceptuais têm fácil aplicação prática na sala lá de casa. Vejamos. Em primeiro lugar, não tem de fazer uma renovação radical da divisão. Para que o ambiente pareça logo outro, por vezes, basta fazer discretas alterações. Mudar os cortinados, por exemplo, optando por cores mais claras e materiais mais leves para favorecer a passagem da luz, mexendo ainda nos restantes têxteis da sala ao apostar em diferentes almofadas decorativas e conciliando diversos padrões e tecidos, em tapetes ricos do ponto de vista da textura, em novas mantas e cobertas para o sofá, fará automaticamente a diferença.

Notícias ao Minuto © hôma  

É o regresso do vintage? Pelo menos, vem matar saudades

Mas claro que investir num sofá novo terá outro impacto em termos de alteração do visual da sala. De resto, em matéria de mobiliário, ditam as principais tendências que as curvas e as formas arredondadas vieram para ficar, em jeito de reminiscências vintage. Móveis de TV e aparadores que encaixem neste espírito são soluções com força suficiente para definirem o timbre decorativo do compartimento sem que tenha de renovar todo o mobiliário.

Notícias ao Minuto © hôma  

Mas poderá também equacionar adquirir uma estante de livros ou uma mesa de apoio. Por falar em mesa, por que não optar antes por trocar a mesa e as cadeiras da sala, dando uma nova roupagem à área de refeições?

Notícias ao Minuto © hôma  

Se o que tem em mente é uma remodelação mais ligeira, destacamos o poder que os espelhos e os candeeiros podem assumir nesse tipo de missões. Conjugar espelhos de diferentes materiais e formatos numa parede é uma proposta ousada mas que pode funcionar, embora poucas sugestões rebatam a elegância que carrega um espelho de grandes dimensões exposto na sala. Também um candeeiro com o 'fator uau' pode fazer vibrar a restante decoração.

Notícias ao Minuto © hôma  

Há ainda outros objetos decorativos com os quais poderá jogar para transmitir a ideia de renovação. A título de exemplo, um biombo que separe espaços pode ser um aliado a considerar.

Notícias ao Minuto © hôma  

Estatuetas, jarras de vidro e peças de cerâmica podem ajudar a construir a narrativa de decoração que pretende implementar na sua sala.

Notícias ao Minuto © hôma  

Missão de ano novo: (Re)organizar

Porém, não só da vertente decorativa se faz a renovação de um compartimento. A componente da organização é não menos importante, principalmente, lá está, quando estamos em pleno início de ano e mobilizados no sentido de nos reformatarmos. É aqui que o mobiliário funcional - como aquele que assenta em sistemas modulares e portanto adaptável em conformidade com o espaço disponível e as necessidades - tem uma palavra a dizer.

O aproveitamento das paredes em altura é outra estratégia útil que também permite capitalizar a arrumação sem sacrificar a área útil da sala. Para esse efeito, prateleiras e cubos, ou mesmo móveis que podem ser fixados nas paredes habilitam-se a arrecadarem o título de melhores amigos da organização.

Notícias ao Minuto © hôma  

Não podemos ainda esquecer algum mobiliário multifunções, com bancos e puffs com arrumação, nem subestimar o potencial que caixas e baús podem ter no que concerne à organização dos espaços.

Notícias ao Minuto © hôma  

Concluído que está o périplo por este conjunto de ideias de decoração e organização de sala, em linha com o que de mais trendy se praticará em 2023, visite uma loja hôma - Happy Home Living e abrace as que mais lhe fizerem sentido!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório