Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Investigadores descobrem um benefício surpreendente das batatas

Saiba qual é.

Investigadores descobrem um benefício surpreendente das batatas
Notícias ao Minuto

18:31 - 09/12/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Batatas são, muitas vezes, consideradas 'inimigas' da dieta. É possível que esta reputação esteja completamente errada. Segundo um novo estudo, quem come batatas consegue diminuir, em 21%, o risco de diabetes tipo 2. Número que é comparado com pessoas que não comem, diariamente, muitos vegetais. 

No entanto, citando o estudo, publicado na Diabetes Care, revista científica, o Huffpost, agregador de blogues, afirma que este benefício só é sentido quando as batatas são servidas cozidas, sem manteiga e sal.

Leia Também: Afinal, as batatas são (ou não) inimigas da dieta?

Ao Huffpost, Pratik Pokharel, um dos autores do estudo, disse que "estudos anteriores, as batatas foram relacionadas com a incidência de diabetes, independentemente de como são preparadas - mas descobrimos que isso não é verdade". 

No total, foram analisados os dados de 54 mil dinamarqueses, graças aos quais também foi possível concluir que entre os que não consumiam batatas, regularmente, o risco de diabetes tipo 2 era maior em 9%.

Os investigadores justificam este fenómeno dizendo que, no geral, quem come mais batatas cozidas também consome mais vegetais, no geral, incluindo espinafres, brócolos e alface. Já os outros métodos de preparação, como fritos ou assados, foram associados ao consumo de manteiga, carne vermelha e refrigerantes - o que aumenta o risco de diabetes tipo 2. 

Ao ter isto em conta, as batatas cozidas já não estão associadas ao diabetes, explica o autor. No entanto, existe esta relação com as batatas fritas e o puré, por exemplo. "Porque geralmente é feito com manteiga, creme e coisas do género", acrescenta. 

Leia Também: Cancro. Batatas podem vir a ser utilizadas para criar novos tratamentos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório