Meteorologia

  • 30 JANEIRO 2023
Tempo
MIN 3º MÁX 12º

Aprenda a escolher e preparar camarão e gambas como deve ser

Tome nota!

Aprenda a escolher e preparar camarão e gambas como deve ser
Notícias ao Minuto

20:00 - 09/12/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Como é um essencial, em muitas casas, na mesa da consoada, convém saber escolher, como deve ser o camarão e as gambas. Felizmente, Alex Stollznow, guia turístico do Sydney Fish Market, na Austrália, partilhou um vídeo, no TikTok, que vai ajudar (e muito). 

Trata-se de um autoproclamado especialista em marisco e partilhou, no seu vídeo, informações sobre as variedades de camarão mais comuns e algumas dicas sobre como escolher o camarão perfeito, tendo em conta o seu orçamento, explica o DailyMail. 

Leia Também: Fazer pesto caseiro é difícil? Esta massa com camarão prova o contrário

De acordo com o jornal, as dicas de Alex foram especificamente adaptadas para amadores e que sabem pouco, ou nada, sobre a escolha deste ingrediente, assim como a preparação. 

"Isto é para pessoas que gostam de comer camarão, mas ficam perplexos quando se deparam com a enorme quantidade de opções de cozidos, crus e cultivados nas lojas", explica no vídeo. 

Os camarões são, no geral, os mais baratos e pequenos, normalmente, não são maiores do que um dedo mindinho. São os melhores para comprar crus e depois fritar. Alex recomenda que os lave "com clara de ovo, amido de batata, sal" e depois os frite, durante 30 segundos, a 200ºC. 

Além disto, é importante lembrar que têm um sabor adocicado ou seja, quanto maior, mais doce será, diz Alex. 

@sydneyfishmarket Presenting... the ultimate guide for choosing the perfect prawn this Christmas! #sydneyfishmarket #prawns original sound - Sydney Fish Market

Já as gambas têm entre 10 e 21 cm de comprimento "e o sabor pode variar dependendo da salinidade da água e da alimentação".

São muito populares na Austrália, costumam ser congelados, antes do Natal, para responder à procura e, a seguir, são descongelados suavemente antes de serem postos à venda, explica. Se os comprar assim tem cerca de 48 a 72 horas para os aproveitar.

No entanto, se os comprar cozidos, têm uma vida útil mais longa, entre três e cinco dias. Isto porque são, normalmente, cozidos a bordo dos navios em que são pescados. 

Estes têm um sabor subtil, amanteigado e delicado, "o que os torna perfeitos para pratos mais leves, como saladas e massas".

Também existem os camarões tigre que são muito populares, têm um sabor mais forte e são, no geral, mais caros. Segundo Alex, o preço é aumentado pela sua aparência, e ficam ótimos em refeições que precisam de sabor. 

Leia Também: A aparência conta. É assim que se vê se o bacalhau está em condições

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório