Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Cancro. Batatas podem vir a ser utilizadas para criar novos tratamentos

É possível que, no futuro, seja possível desenvolver novos tratamentos contra o cancro com alguns componentes de batatas, tomates e beringelas, sugere um novo estudo.

Cancro. Batatas podem vir a ser utilizadas para criar novos tratamentos
Notícias ao Minuto

11:26 - 07/12/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Sim, leu bem. Segundo um novo estudo, feito na Polónia, é possível que, no futuro, vegetais como batatas, tomates e beringelas sejam muito úteis na criação de novos tratamentos contra o cancro. 

Citando o estudo, publicado na Frontiers in Pharmacology, revista científica, o DailyMail explica que já foi sugerido, anteriormente, que os glicoalcalóides, substâncias químicas naturais, encontradas em muitos alimentos, possuem algumas propriedades que ajudam a combater o cancro. 

Leia Também: Por esta não esperava. Falta de higiene associada a três tipos de cancro

Por isso, os cientistas quiseram investigar, novamente, o efeito destes alimentos e plantas. Então, fizeram uma revisão aos estudos, já publicados, sobre estas substâncias, abundantes em batatas, tomates e beringelas.

Concentraram-se, especificamente, em cinco glicoalcalóides (solanina, chaconina, solasonina, solamargina e tomatina) e os seus efeitos. Isto porque, segundo Magdalena Winkiel da Universidade Adam Mickiewicz, em Poznań, na Polónia, podem vir a ser usados para desenvolver tratamentos, no futuro.

Assim, conseguiram descobrir que a solanina, por exemplo, impede que produtos químicos, potencialmente, cancerígenos se desenvolvam e sejam perigosos para o corpo. Além disto, a equipa explica que este glicoalcalóide consegue erradicar algumas células de um tipo específico de leucemia, explica o jornal. 

Leia Também: Fique atento a estes sintomas incomuns de cancro na boca

Já a chaconina tem propriedades anti-inflamatórias, com potencial para tratar a sepse, e a solamargina pode impedir a reprodução de células cancerígenas do fígado, mencionam os investigadores. A tomatina também ajuda o corpo a 'matar' as células que causam cancro. 

Os investigadores dizem que tratamentos, com estas características, podem vir a ser cruciais porque têm, como alvo, as células-tronco cancerígenas, que causam maior resistência aos medicamentos contra o cancro. 

No entanto, os investigadores também realçam que ainda não existem investigações suficientes, feitas em humanos, onde se comprove o verdadeiro efeito destas substâncias.

Leia Também: Afinal, as batatas são (ou não) inimigas da dieta?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório