Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Tratamento com lasers (e não invasivo) melhora a memória a curto prazo

É uma descoberta feita por uma equipa de cientistas da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, e da Universidade Normal de Pequim, na China.

Tratamento com lasers (e não invasivo) melhora a memória a curto prazo
Notícias ao Minuto

10:13 - 06/12/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Problemas que afetam a memória são muito comuns. No entanto, é possível que exista um tratamento, feito com lasers, e não invasivo, que ajude a melhorar a memória, a curto prazo, diz uma nova investigação. 

Trata-se de uma experiência, cujos resultados foram publicados na Science Advances, revista científica, realizada por uma equipa que inclui cientistas da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, e da Universidade Normal de Pequim, na China. 

Leia Também: Quer preservar a memória? Aposte em alimentos ricos em antioxidantes

O tratamento, chama-se fotobiomodulação transcraniana (tPBM), e é aplicado no córtex pré-frontal direito, uma área do cérebro importante para a memória a curto prazo, explica a StudyFinds, plataforma que divulga estudos científicos, citando a investigação. Graças a isto, os participantes do estudo conseguiram melhorar, em até 25%, a sua memória, após alguns minutos de tratamento. 

A equipa também foi capaz de acompanhar, ao longo do tratamento e testes, as mudanças na atividade cerebral fazendo eletroencefalografia. Estas experiências foram realizadas com 90 voluntário, tanto do sexo masculino, como do feminino, com idades entre os 18 e os 25 anos.

"Pessoas com condições como défice de atenção, hiperatividade ou outras condições relacionadas à atenção podem beneficiar deste tipo de tratamento, que é seguro, simples e não invasivo, sem efeitos colaterais", diz, segundo a plataforma, o coautor do estudo Dongwei Li.

Leia Também: Exercícios de memória para começar a fazer depois dos 40 anos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório