Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Detesta limpar as prateleiras do forno? Estes truques vão ajudar

Tome nota!

Detesta limpar as prateleiras do forno? Estes truques vão ajudar
Notícias ao Minuto

14:27 - 05/12/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Dicas de limpeza

O forno é o eletrodoméstico mais utilizado em muitas cozinhas. Apesar de muito útil, nem sempre é fácil de limpar e convém ter alguns truques 'na manga'. Felizmente, o Tribune recolheu dois, muito úteis, que vão ajudá-lo a deixar as prateleiras do forno como novas. 

Cubra e lave 

Se tiver uma banheira pode (e deve) considerar este método e esquecer a pia da cozinha. No entanto, também pode fazer isto num local diferente, adaptando às suas necessidades, explica o jornal. O que é mesmo necessário é garantir que está numa área bem ventilada e  longe de crianças e animais. 

Leia Também: Truques infalíveis para limpar formas e utensílios de silicone

O primeiro passo é colocar uma tolha velha no fundo da banheira, assim vai evitar que as prateleiras estraguem a banheira, raspando a tinta ou a porcelana. A seguir retire todas as prateleiras do forno e coloque-as em cima da toalha. Depois cubra as prateleiras com água quente. 

Para limpar, o jornal sugere usar líquido da loiça, detergente da roupa ou bicarbonato de sódio e vinagre. Esta última sugestão deve ser aplicada antes de encher a banheira. Coloque uma camada uniforme de pasta de bicarbonato de sódio nas prateleiras do forno.

Despeje, generosamente, vinagre branco sobre o bicarbonato de sódio, nas prateleiras, e deixe esta solução de limpeza borbulhar. Só quando terminar é que deve adicionar a água quente. Para aplicar este método deixe a mistura atuar durante a noite. Pela manhã, use o esfregão, uma toalha velha ou uma escova de dentes para as limpar.

Caso tenha manchas mais fortes que não saem esfregue as prateleiras com sal. Quando acabar enxague tudo e deixe-as secar ao ar livre. Depois é só colocar no forno outra vez. 

Leia Também: Estes objetos que usa todos os dias deviam ser limpos mais vezes

Use um saco do lixo

Caso não queira utilizar esta última técnica aposte no método do saco de lixo. No entanto, funciona melhor se utilizar um produto de limpeza específico para fornos, mas também é possível utilizar um amoníaco.

Ao trabalhar com estes produtos de limpeza, é crucial que o seu espaço esteja muito bem ventilado, mas também que use luvas de borracha para evitar irritações.

Quando estiver preparado, coloque as prateleiras sujas dentro de um saco de lixo grande e limpo, com o produto de limpeza amoníaco. Amarre bem o saco e deixe atuar durante a noite num local seguro.

Pela manhã, abra o saco com muito cuidado e, se possível, ao ar livre. Se estiver no exterior, enxague a solução com mangueira, já se estiver dentro de casa, lave com o chuveiro, até conseguir remover todo o líquido.

O jornal garante que se esta técnica for executada, corretamente, não exige muito esforço. 

Leia Também: A sua cozinha nunca mais vai cheirar a fritos graças a estes truques

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório