Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Surgem pela calada e nem todos doem. Sintomas de colesterol elevado no pé

Podem alertar para o desenvolvimento de uma doença que dá pelo nome de aterosclerose.

Surgem pela calada e nem todos doem. Sintomas de colesterol elevado no pé
Notícias ao Minuto

10:03 - 05/12/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Colesterol

O colesterol LDL, chamado 'colesterol mau', pode provocar dormência e dor nos membros inferiores, que ficam mais escuros ou azulados, queda de pelo nas pernas e o aparecimento de feridas e úlceras. Já os dedos dos pés podem tornar-se vermelhos. Conforme explica o Heart Research Institute UK, todos estes sintomas podem estar relacionados com doença arterial periférica (DAP).

A DAP consiste na "obstrução progressiva das artérias, mais frequentemente dos membros inferiores", refere o portal do Hospital da Luz. "É responsável pela maioria dos eventos cardíacos (enfarte agudo do miocárdio) e cerebrovasculares (AVC ou acidente vascular cerebral)." A isquemia, o termo médico que designa a presença de um fluxo de sangue e oxigénio inadequado a uma parte específica do organismo, é a principal consequência. 

Leia Também: O que os olhos não veem. Estas bebidas aumentam risco de cegueira

Citado pelo Daily Express, o Heart Research Institute UK sublinha que "ter DAP pode indicar que existe aterosclerose [um tipo de arteriosclerose, que está na base das doenças arteriais mais comuns, como a hipertensão arterial, a doença coronária, o aneurisma da aorta ou a doença arterial dos membros inferiores] alastrada no corpo".

Recorde-se que o colesterol é uma gordura que o nosso organismo produz e que circula no sangue. No entanto, quando está em excesso é um fatores de risco para a ocorrência problemas cardiovasculares, como enfarte do miocárdio ou acidente vascular cerebral. 

Existem dois tipos:  o HDL (o 'bom') e o LDL. O 'bom' colesterol é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o 'mau' colesterol transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado. 

Leia Também: Artrite. Tem estes frutos em casa e nem imagina que o mal que lhe fazem

Ainda assim, é possível tratar e controlar o colesterol, através de uma dieta alimentar saudável e equilibrada, prática de exercício físico regular e da toma de fármacos específicos. 

Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:

Colesterol total - < 190 mg/dl;
Colesterol LDL - <115mg/dl;
Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher

Leia Também: Três mitos populares em que acredita e que não estão a deixá-lo emagrecer

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório