Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

São tudo 'filmes' da nossa cabeça? Covid longa pode ser reação emocional

A hipótese é posta em cima da mesa por cientistas dos Estados Unidos.

São tudo 'filmes' da nossa cabeça? Covid longa pode ser reação emocional
Notícias ao Minuto

08:00 - 05/12/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Um estudo publicado recentemente na revista JAMA Network Open sugere que pessoas sem infeção anterior também podem apresentar sintomas semelhantes aos da Covid longa. Para os cientistas, a causa pode ser emocional.

A investigação, realizada na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, contou com a participação de mil voluntários adultos de oito cidades do país, recrutados entre dezembro de 2020 e setembro de 2021, quando as variantes Alpha e Delta eram dominantes. Todos os indivíduos haviam  recuperado recentemente de uma infecção respiratória aguda e tido sintomas como febre, tosse e corrimento nasal.

Leia Também: Covid. O primeiro sintoma que se experiencia no WC, segundo investigação

Após a realização de questionários, os cientistas não verificaram quaisquer diferenças significativas entre os indivíduos que haviam, ou não, sido infetados por Covid-19, pelo que concluem que os sintomas de Covid longa são, na realidade, emocionais. 

"Como as mudanças parecem semelhantes para os participantes que testaram positivo e negativo para a Covid-19, isso sugere que a experiência da própria pandemia e o stress que lhe está associado podem desempenhar um papel no atraso da recuperação das pessoas infectadas", disse Lauren Wisk, a principal autora do estudo, à JAMA. 

O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:

Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.

Leia Também: Pelo menos 90% da população mundial adquiriu imunidade à Covid, diz OMS

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório