Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Congresso debate "pandemia" de diabetes que afeta um em cada 10 adultos

Especialistas de 160 países reúnem-se partir de segunda-feira, em Lisboa, no Congresso Mundial da Diabetes para debater formas de combater esta "pandemia" que afeta um em cada 10 adultos no mundo.

Congresso debate "pandemia" de diabetes que afeta um em cada 10 adultos
Notícias ao Minuto

08:50 - 03/12/22 por Lusa

Lifestyle Lisboa

O congresso, que se realiza pela primeira vez em Portugal, é uma organização conjunta da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) e da Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês), que congrega cerca de 240 entidades ligadas à doença de 170 países e territórios de vários continentes.

Até quinta-feira, cerca de quatro mil especialistas, como profissionais de saúde e investigadores, representantes governamentais e de associações vão debater temas como o desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias e terapias, os mais recentes resultados de ensaios clínicos e a prevenção da diabetes tipo 2.

A IDF salienta que o mundo está a enfrentar uma "pandemia cada vez maior" de diabetes, estimando que um em cada 10 adultos tenha a doença no mundo e que, na Europa, possa chegar aos 60 milhões.

Sem uma ação significativa para lidar com o impacto global da doença, a IDF alerta que o número aumentará para mais de 700 milhões nos próximos 25 anos.

De acordo com a federação internacional, Portugal apresenta a segunda maior prevalência padronizada de diabetes da União Europeia, com 9,1% na população entre os 20 e os 79 anos, acima dos 6,2% do conjunto dos 27 países.

Segundo dados recentes da Direção-Geral da Saúde (DGS), mais de 79 mil casos de diabetes foram registados no último ano, elevando para quase 880 mil o número de pessoas inscritas nos centros de saúde com a doença.

A DGS reconheceu que, tendo em conta as estimativas da IDF, este número "poderá apontar para a existência de pessoas por diagnosticar", o que faz com que o programa nacional da doença mantenha como prioridade o diagnóstico precoce, através da avaliação do cálculo de risco da diabetes tipo 2.

Leia Também: Mais de 79 mil novos casos de diabetes diagnosticados no último ano

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório