Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Estudo afirma que esta infeção viral aumenta risco de ataque cardíaco

Segundo investigadores o risco mantém-se elevado durante 12 anos, ou mais, após um surto.

Estudo afirma que esta infeção viral aumenta risco de ataque cardíaco
Notícias ao Minuto

21:00 - 02/12/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

A zona, também conhecida como herpes zóster, é uma infeção viral, muito incómoda, que se manifesta através de erupções cutâneas. Além de ser uma condição, muitas vezes, dolorosa e incapacitante, aumenta também, a longo prazo, o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC), diz um novo estudo. 

Aliás, segundo os investigadores do Brigham e Women's Hospital, cujas conclusões foram publicadas na Journal of the American Heart Association, revista científica, o risco mantém-se elevado durante 12 anos, ou mais, após um surto. 

Leia Também: Cigarro eletrónico vs. tabaco convencional. Qual é pior para o coração?

Caso não saiba, esta condição é causada, normalmente, devido à "reativação do mesmo vírus que causa a varicela e que, mesmo depois de curada esta doença, pode permanecer inativo nas células nervosas", explica a CUF, rede de hospitais e clínicas. 

Para chegarem a esta conclusão, os investigadores fizeram uma revisão de três grandes estudos, que incluíram mais de 200 mil homens e mulheres. A equipa recolheu informações sobre herpes zóster, AVC e doença cardíaca coronária, através de questionários, feitos a cada dois anos, confirmando os diagnósticos com os registos médicos de cada pessoa.

No estudo, os investigadores pesquisadores mencionam que "uma das principais limitações do seu trabalho é que grande parte dele foi concluído antes da vacina contra esta infeção se tornar amplamente disponível", explica a StudyFinds, plataforma especializada na divulgação de estudos científicos. 

Leia Também: Médico realça a importância de cuidar do coração durante a época festiva

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório