Meteorologia

  • 29 JANEIRO 2023
Tempo
10º
MIN 4º MÁX 12º

Afinal, as batatas são (ou não) inimigas da dieta?

Investigadores, nos Estados Unidos, têm a resposta.

Afinal, as batatas são (ou não) inimigas da dieta?
Notícias ao Minuto

19:02 - 02/12/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Geralmente, as dietas incluem restringir o consumo de alimentos ricos em carboidratos como as batatas, no entanto, é possível que este ingrediente não seja o inimigo. Segundo um novo estudo, feito  nos Estados Unidos, as batatas "não aumentam o risco de criar resistência à insulina, são ricas em nutrientes essenciais e estão cheias de benefícios para a saúde", explicam os investigadores, em comunicado. 

Aliás, os investigadores até conseguiram demonstraram que, ao contrário do que se acredita, normalmente, "as batatas não afetam negativamente os níveis de glicose no sangue. Na verdade, os indivíduos que participaram no estudo perderam peso", diz Candida Rebello, nutricionista e professora assistente da Pennington Biomedical. 

Leia Também: Especialistas avisam: Esta dieta pode aumentar risco de morte precoce

O estudo, publicado na Journal of Medicinal Food, revista científica, envolveu 36 participantes, com idades entre os 18 e os 60 anos. Todos com excesso de peso, obesidade ou resistência à insulina - problema relacionado obesidade, diabetes tipo 2, pressão arterial e colesterol alto diabetes. 

Os investigadores justificam estas conclusões dizendo que "as pessoas tendem a comer o mesmo peso de comida, independentemente do conteúdo calórico, para se sentirem satisfeitas". Por isso, ao comer alimentos mais pesados e com poucas calorias, como as batatas, é mais fácil reduzir o número de calorias consumidas. 

Leia Também: Dieta 5:2 não é assim tão segura. Saiba o que dizem os nutricionistas

Então, no estudo, os investigadores não reduziram o tamanho das porções consumidas, mas sim o seu conteúdo calórico, ao incluir batatas. Assim, conseguiram entender que os participantes se sentiam cheios, mais rapidamente e, muitas vezes, nem terminavam a refeição. Algo que ajuda a perder (e controlar) peso sem muito esforço.

Durante o estudo, as batatas consumidas foram preparadas de forma a conservar todos os seus nutrientes, ou seja, com casca. Assim, "quando comparamos uma dieta com batatas a uma dieta com feijão e ervilhas, descobrimos que são iguais em termos de benefícios à saúde", explica a investigadora, em comunicado. 

Leia Também: Homens conseguem reduzir risco de cancro colorretal ao fazer esta dieta

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório