Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Lesões. Dicas para evitá-las durante o frio

O Urban Sports Club explica.

Lesões. Dicas para evitá-las durante o frio
Notícias ao Minuto

16:28 - 02/12/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Com a chegada das temperaturas mais frias, o risco de lesões durante a prática desportiva aumenta. O frio prejudica a capacidade de funcionamento eficiente do corpo uma vez que exige mais energia para manter uma temperatura corporal normal.

Este processo de regulação interna afeta a forma como os músculos se comportam, uma vez que a contração muscular e os impulsos nervosos requerem uma série de reações químicas complexas que ocorrem mais lentamente em condições frias. Para evitar estas lesões torna-se essencial seguir alguns passos antes, durante e após o treino. O Urban Sports Club explica quais.

1- Aquecer

"Aquecer bem é decisivo e no inverno ganha uma importância ainda maior. Recomenda-se fazer uma corrida contínua de aproximadamente sete a 10 minutos. Isto deve ser acompanhado por movimentos conjuntos e, uma vez aquecidos, os músculos trabalhados devem ser esticados suavemente para, assim, estarem preparados para a intensidade dos movimentos que se seguem."

2- Execução dos exercícios debaixo de orientação profissional

"Executar os exercícios de qualquer modalidade envolve muita atenção à componente técnica. Se os exercícios não forem efetuados de forma correta aumenta-se o risco de lesões e pode, também, haver uma redução do rendimento e da performance desportiva. A orientação de um profissional permitirá, não só a obtenção de resultados mais rápidos e consistentes, uma maior progressão e aperfeiçoamento técnico, como também a garantia de não aumentar o risco de lesões."

3- Alongar

"É um passo muitas vezes ignorado devido à pressa em terminar o treino. No entanto alongar após o treino é uma excelente forma de acalmar e baixar o ritmo cardíaco, permitindo que o corpo relaxe lentamente. Os exercícios de alongamento soltam os músculos, o que ajuda a prevenir lesões e reduz o risco de dores e tensões musculares."

4- Ouvir o corpo

"É muito comum durante um treino sentir-se uma ligeira dor muscular ou articular na execução de um determinado movimento. Essa dor poderá ser passageira ou tornar-se mais grave. É essencial perceber os sinais que o corpo fornece e perceber se se deve continuar o treino ou terminá-lo, não tornando mais grave aquilo que pode apenas necessitar de algum descanso."

Leia também: Frio? Proteção Civil deixa-lhe conselhos para se aquecer em segurança

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório