Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Festival gastronómico 'Cozinha dos Ganhões' começa hoje em Estremoz

É a 28.ª edição do maior certame gastronómico do Alentejo.

Festival gastronómico 'Cozinha dos Ganhões' começa hoje em Estremoz
Notícias ao Minuto

12:28 - 30/11/22 por Lusa

Lifestyle Eventos

A 28.ª edição da 'Cozinha dos Ganhões', o maior certame gastronómico do Alentejo, abre hoje as portas, às 18 horas, em Estremoz, no distrito de Évora, para promover o turismo e a gastronomia da região, anunciou o município.

A denominação de 'ganhão' era atribuída antigamente aos trabalhadores da lavoura nas herdades do Alentejo.

Leia Também: Cidade Natal regressa à Guarda com pista de gelo e comboio turístico

Com palco no parque de feiras e exposições da cidade, o festival gastronómico, promovido pelo município e que decorre até domingo, com entrada gratuita, conta com a participação de oito restaurantes, com áreas destinadas a quem pretender petiscar, e doceiros.

O certame, que regressa depois de dois anos de interregno devido à pandemia de covid-19 e atrai milhares de visitantes, conta ainda com expositores de produtos regionais e artesãos do concelho, e oferece "muita animação cultural e convívio".

De acordo com a autarquia, a iniciativa tem como principal objetivo o "desenvolvimento e promoção turística do concelho", valorizando as tradições e os costumes do concelho de Estremoz e do Alentejo.

O programa de animação inclui, entre outras iniciativas, espetáculos com o grupo popular Pilha Galinhas (hoje), fados com João Caldeira e atuação de Jorge Guerreiro (quinta-feira), Miguel Moura (sexta-feira) e grupo Monda (sábado).

Música popular, atuação de grupos de cantares, de danças, de cavaquinhos e rancho folclórico, discoteca, 'show cooking' com o chef Hugo Bernardo e prova de BTT são outros atrativos do programa.

O evento vai apresentar o que "o Alentejo tem de melhor", nomeadamente a gastronomia, produtos regionais, doçaria, vinhos, enchidos e artesanato, sublinha o município.

Paralelamente decorre também a 7.ª edição da feira "Estremoz Caça, Pesca e Atividades na Natureza", com a participação de mais de 40 expositores, num dos pavilhões do parque de feiras, que inclui um programa de atividades relacionadas com estes setores, organizada pela Confraria dos Amigos do Campo, com o apoio do município.

Leia Também: Chefs on Fire. O festival onde se cozinha com o fogo volta em 2023

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório