Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Pôr menos sal na comida pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares

Saiba o que diz um estudo publicado na segunda-feira, 28 de novembro, e aprovado em revisão de pares.

Pôr menos sal na comida pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares
Notícias ao Minuto

20:01 - 29/11/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Colocar menos sal na comida, quando ela lhe chega à mesa, ajuda a reduzir o risco de doença cardíaca, insuficiência cardíaca e doença isquémica do coração, segundo um novo estudo publicado na segunda-feira, 28 de novembro, no Journal of the American College of Cardiology. 

No total, os investigadores analisaram quase 200 mil britânicos, cujos dados foram recolhidos pelo UK Biobank, uma base de dados biomédicos. Todos foram acompanhados, em média, durante 12 anos. 

Leia Também: Estas bebidas são a solução para acabar com a retenção de líquidos

As informações incluíam respostas a questionários sobre a quantidade de sal que os participantes adicionavam ao seu jantar - com as opções nunca/raramente, às vezes, geralmente ou sempre, explica o DailyMail, citando o estudo. 

Ao analisar tudo isto, foi possível concluir que entre os participantes que, nunca ou raramente, adicionavam sal à comida, o risco de sofrer complicações cardiovasculares era menor, em 23%. Já entre os que admitiram adicionar sal, às vezes e geralmente, o risco diminuía em 21% e 19%, respetivamente.

Graças a uma análise mais aprofundada, foi possível saber que aqueles que nunca adicionavam sal e seguiam uma dieta especial, com o objetivo de melhorar os níveis de pressão arterial, estavam ainda menos em risco. 

"No geral, descobrimos que as pessoas que não colocam um sal adicional nos seus alimentos muitas vezes têm um risco muito menor de eventos de doenças cardíacas, independentemente de fatores de estilo de vida e doenças preexistentes", explica, ao jornal, Lu Qi, professor da Escola de Saúde Pública e Medicina Tropical da Universidade de Tulane, nos Estados Unidos. 

Leia Também: Cuidado, não exagere! Estes alimentos estão carregados de sal

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório