Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Hábitos diários (muito simples) que vão mudar o seu cabelo

Assim como existem rotinas para cuidar da nossa pele, é muito importante dar a mesma atenção aos nossos cabelos. Carlos Portinha, chief clinical officer do Grupo Insparya, partilha algumas dicas.

Hábitos diários (muito simples) que vão mudar o seu cabelo
Notícias ao Minuto

12:34 - 29/11/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Cabelo

Existem inúmeros fatores que influenciam na hora de ter um cabelo de sonho, como alterações hormonais, stress, exposição excessiva ao sol ou fatores genéticos. Todos eles podem fazer com que o cabelo perca o volume e o brilho natural, tornando-o mais frágil.

Carlos Portinha, chief clinical officer do Grupo Insparya, diz que a alimentação é a base da saúde do cabelo e do bem-estar geral do nosso corpo. Existem alguns alimentos que são especialmente benéficos para o cabelo, por isso, seguir uma alimentação variada e equilibrada é essencial. "Incluir na nossa alimentação alimentos ricos em vitamina A, B e C, bem como ferro, zinco, magnésio, ácido fólico e iodo, vão ajudar-nos a manter os cabelos hidratados”.

Leia Também: Dias de chuva são sinónimo de 'bad hair day'? "Esse drama acabou"

Desta forma, consumir alimentos como cenoura, abóbora, pêssego e damasco ajudam a prevenir a caspa e a queda de cabelo. "E, claro, beber muita água é fundamental para hidratar a estrutura interna do cabelo", acrescenta o médico.

É igualmente importante dar atenção especial ao nosso couro cabeludo, pois é a base onde o cabelo se sustenta e, portanto, deve ser tratado com muito cuidado, pois qualquer alteração pode levar à queda de cabelo, entre outros problemas. "A escolha do shampoo é  fundamental, é muito importante escolher com base no estado do couro cabeludo e não do cabelo", afirma o médico.

O especialista recomenda o uso de shampoos nutritivos e hidratantes. Já se o couro cabeludo tende a ser oleoso, é recomendado o uso de shampoos anti-oleosidade.

Outro hábito simples que favorece a melhoria da saúde do cabelo é realizar uma lavagem e secagem ideais. A escolha do shampoo é fundamental, mas não só. É muito importante lavar o cabelo com água morna.

Leia Também: Se o seu cabelo está 'em queda livre' pare já de comer isto

Para além disso, muitas pessoas tendem a secar primeiro o cabelo esfregando-o com uma toalha, embora segundo o médico "o cabelo molhado seja muito sensível e por isso é aconselhável optar por gestos de pressão para retirar o excesso de água, terminando por secar. com o auxílio de um secador a trinta centímetros do couro cabeludo e na primeira posição de calor ou frio".

Por outro lado, escovar os cabelos regularmente, mesmo que não saiamos de casa, ajuda a melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo e a evitar pequenos nós no cabelo que levam à quebra dos fios.

Também é muito importante dedicar algum tempo ao cabelo antes de dormir. Carlos Portinha recomenda "escovar os cabelos antes de dormir para promover a circulação sanguínea, esfoliar o couro cabeludo e remover resíduos de produtos para aumentar o brilho".

"É altamente recomendável dormir com um rabo de cavalo ou trança, ou com o cabelo preso em cima com uma mola. Dessa forma, evita-se puxar o cabelo durante o sono e reduz-se a tendência à quebra", conclui.

Leia Também: Este kit vende-se no supermercado e permite-lhe fazer madeixas em casa

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório