Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Dormir em quartos separados pode ser benéfico para casais

Saiba o que diz uma especialista em sono e saúde mental.

Dormir em quartos separados pode ser benéfico para casais
Notícias ao Minuto

23:00 - 28/11/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Relações

No geral, os casais que vivem juntos dormem no mesmo quarto, e na mesma cama, mas é possível que existam benefícios, para a relação, em ter quartos separados. Quem o diz é Hana Patel, especialista em sono e saúde mental, ao The Independent. 

Aliás, ao jornal, explicam que a prática de dormir em quartos separados é muito comum entre a realeza. Por exemplo, a falecida rainha Elizabeth II e o duque de Edimburgo não partilhavam o mesmo quarto, no entanto, tinham quartos que se interligavam. 

Leia Também: Acorda com o nariz entupido? Siga estas dicas e não volta a acontecer

Hana Patel disse ao The Independent que, "embora dormir em quartos separados não seja para todos, alguns casais podem achar que isso melhora os seus relacionamentos". Porquê? Assim conseguem gerir diferentes padrões ou distúrbios do sono que incomodam o outro. 

É que distúrbios do sono, como ressonar muito alto, apneia do sono ou pesadelos, podem afetar a qualidade do sono da outra pessoa, mantendo-a acordada. Além disto, adaptar-se a ter filhos recém-nascidos, também afeta os hábitos de sono.

Por isso, nestas situações pode valer a pena tentar dormir em quartos separados, assim cada um consegue criar os seus hábitos de sono. 

"O sono é tão importante para nós, e não dormir o suficiente pode levar a problemas de saúde mental e física. Para alguns casais, dormir separados pode ser a melhor coisa para o relacionamento", diz a especialista. 

Leia Também: Estudo volta a reforçar ligação entre apneia do sono e Alzheimer

O jornal cita ainda estudos onde se revelou que cada vez mais casais escolhem dormir em quartos separados. No entanto, a especialista reconhece que algumas pessoas podem hesitar em tentar dormir separadas, com medo de perder a intimidade. 

Se for esse o seu medo, a especialista recomenda que "conversem um com o outro para encontrar outros momentos e maneiras de garantir que mantêm o contacto um com o outro".

“Talvez tomem uma chávena de chá juntos antes de irem para os seus quartos separados para dormir, ou certifique-se que passam um pouco de tempo juntos logo pela manhã. Trata-se de aproveitar esses momentos para garantir que ainda têm tempo de qualidade juntos", conclui. 

Leia Também: Há uma explicação para ficar com sono depois de fazer grandes refeições

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório