Acaba por não sentir nenhuma diferença e passam-se anos desde que marcou a última consulta de oftalmologia. Mesmo se não notar nada de especial nos olhos, é importante que este tipo de exames seja regular, tudo para despistar eventuais doenças. Mas afinal, de quando em quando tempo é que deve fazer este tipo de consultas?
Leia Também: Os seus olhos já viram melhores dias? Modere a ingestão desta bebida
O portal Woman & Home falou com vários especialistas na matéria para responder a esta questão. Segundo a optometrista Kyla Black, uma consulta deste género deve ser feita pelo menos uma vez a cada dois anos.
“Pode ajudar a detetar sinais precoces de muitas condições de saúde ocular que não conheceria de outra forma. Olhos secos, dores de cabeça, nos ombros, no pescoço, ou quando estiver com qualquer outra preocupação com os olhos, o melhor é sempre marcar uma consulta”, explica a médica.
O portal revela um pouco da realidade nos Estados Unidos, onde 10% da população não faz um exame há mais de cinco anos. Já no Reino Unido, mais de 30% das pessoas não vai a uma consulta de oftalmologia há pelo menos três anos.
“Um optometrista não avalia apenas a visão e a saúde de seus olhos, mas também fornece conselhos personalizados sobre a experiência visual”, diz o especialista Paul McMahon.
Leia Também: Remelas nos olhos? Atenção que pode ser sintoma de algo mais grave