Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Uso de cigarros eletrónicos pode aumentar risco de cáries (e não só)

Segundo um novo estudo, os líquidos açucarados, utilizados nos vaporizadores (ou vapes em inglês), podem ser os responsáveis.

Uso de cigarros eletrónicos pode aumentar risco de cáries (e não só)
Notícias ao Minuto

12:17 - 24/11/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Vaping

Os cigarros eletrónicos, também conhecidos como vaporizadores (vapes em inglês), são algo relativamente novo, por isso, ainda não se conhecem as suas verdadeiras consequências. Agora, um novo estudo veio afirmar que a sua utilização pode aumentar o risco de cáries, assim como estimular, no geral, o desenvolvimento de bactérias na boca. 

Segundo Karina Irusa, uma das autoras do estudo, publicado na Journal of the American Dental Association, uma revista científica, o possível responsável é o líquido, disponível em forma de aerosol, que é usado nas canetas 'vape'.

Leia Também: Não vai acreditar no que acontece ao corpo minutos após deixar de fumar

Trata-se de um produto muito açucarado e que fornece o sabor a estes cigarros eletrónicos. Como, no geral, contém muito açúcar, cobre os dentes com uma película pegajosa, promovendo o crescimento de bactérias e, eventualmente, o desenvolvimento de cáries. 

A investigação foi realizada com informações recolhidas pela Escola de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, que se referem, na sua maioria, a pacientes adultos que fizeram tratamentos na clínica dentária da escola. Entre os 13.216 pacientes analisados, apenas 136 disseram que utilizavam o 'vape', explica a NBC News, citando o estudo. 

Aliás, muitos dos pacientes já estavam em risco de cárie dentária, só com base em fatores como dieta ou outros problemas de saúde oral. No entanto, foi possível concluir que entre os que usavam os cigarros eletrónicos o risco de desenvolver cáries era "significativamente" maior, em comparação com aqueles que não utilizam o 'vape'. 

Segundo o canal de televisão americano, os investigadores sugerem ainda que é muito provável que, a longo prazo, os utilizadores deste produto necessitem de tratamentos específicos, como pasta dos dentes, rica em flúor, apenas disponível com receita, e o uso regular de elixir oral. 

Leia Também: Deixar de fumar? Trocar o tabaco pelo 'vape' é mais eficaz do que pensa

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório