Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Como tornar a sua casa mais confortável no inverno

Tome nota!

Como tornar a sua casa mais confortável no inverno
Notícias ao Minuto

15:44 - 23/11/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Casa

Os dias estão mais curtos, cinzentos e frios, por isso, convém conseguir estar confortável dentro de casa. Felizmente, a Veluz, marca especializada em janelas de telhado, partilhou algumas dicas (muito úteis) que vão ajudar a proteger a casa do inverno. 

Segundo a marca, uma boa casa define-se, "pelo conforto climático que garante e que se traduz não só nas temperaturas amenas, mas também na boa renovação do ar, devendo este ser preservado em todas as estações do ano, mas com especial atenção no inverno", lê-se em comunicado. 

Leia Também: Formas de organizar a despensa que o vão ajudar a poupar dinheiro

Para conseguir este equilíbrio tão importante é essencial fazer algumas coisas. A marca recomenda, entre outras coisas, deixar entrar a luz natural, "o que ajuda a controlar a perda de calor e de energia".

Reduza o consumo de energia e deixe entrar a luz natural

"Ao promover a entrada de luz natural em casa, através de janelas, fará uma redução do consumo de energia tanto nas luzes, como nos próprios aquecedores", explica a marca. 

Hoje em dia, existem muitos modelos de janelas feitos de vidro com isolamento térmico, e que ajudam a casa a conservar a temperatura e a aumentar a luz natural, acrescenta. São uma ótima aposta porque reduzem a necessidade de usar tecnologias de climatização, uma mais-valia ao nível ambiental, mas também monetário. 

Utilize acessórios que previnam a saída do calor pelas janelas

"É natural que o calor absorvido durante o dia se dissipe até à noite." Então, para o conseguir manter dentro de casa, a marca recomenda, além de fechar muito bem as janelas, "utilizar persianas como complemento, pois além de ajudarem a manter o calor, também garantem um maior conforto térmico visual". 

Leia Também: Todos os detalhes contam. Quatro ideias para decorar a mesa de Natal

Substitua janelas que já não vedam bem

Mudar as janelas, quando já não estão a fazer a sua verdadeira função, é essencial e deve ser feito o quanto antes. "Opte por instalar janelas novas que se adequem ao espaço, não só para evitar perdas de calor e entrada de frio, como para proporcionar um maior conforto dentro de casa", recomenda a marca. 

Colocar janelas de telhado é "uma ótima solução porque oferecem bastantes vantagens, ao permitirem não só a entrada de luz solar, diretamente nas divisões, aquecendo-as, como por facilitarem e melhorarem a ventilação do ar, bastante importante para a criação de um ambiente mais saudável, sem humidades, odores e poeiras". 

Invista em iluminação específica para cada espaço

"Tornar as diferentes divisões da casa confortáveis passa, também, por adequar toda a iluminação presente." Aposte em "lâmpadas mais amareladas e, se possível, com intensidade regulável, em pontos específicos da casa, como junto do sofá, do móvel da televisão ou em cima da mesinha de cabeceira", assim as divisões ficam, visualmente, mais quentes e acolhedores.

Adeque a decoração à estação do ano

"Adequar a decoração existente à estação do ano é essencial para manter o conforto das casas." Por isso, com a chegada do frio, o aconselhado é "substituir as cores veranis, mais frias e alegres, por cores mais quentes, por exemplo, nas almofadas, mantas, toalhas de mesa", assim como escolher texturas mais polares ou de lã.

Leia Também: Dicas para organizar a cozinha quando o espaço não chega

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório