Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

O alimento docinho que todos temos em casa e ajuda a reduzir o colesterol

É fã?

O alimento docinho que todos temos em casa e ajuda a reduzir o colesterol
Notícias ao Minuto

08:01 - 18/11/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Colesterol

Um grupo de cientistas da Universidade de Toronto, no Canadá, descobriu que o consumo de mel pode ajudar a diminuir o mau colesterol (LDL) e a proteger o coração. Contudo, deve ser natural e ter sido produzido a partir de uma fonte floral, como das flores de acácia, por exemplo.

"Estes resultados são surpreendentes, porque o mel contém cerca de 80% de açúcar", explica o investigador Tauseef Khan, um dos autores do estudo, publicado na revista científica Nutrition Reviews.

Os cientistas compararam resultados de outros estudos sobre os efeitos do mel no coração e na redução do mau colesterol do sangue. No total, foram considerados 18 artigos científicos, com base na análise de 1,1 participantes.

A média diária de ingestão de mel era de 40 gramas, o que equivale a duas colheres de sopa. Segundo os investigadores, o consumo de mel pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue (glicemia) em jejum, a diminuir os níveis de colesterol LDL e os triglicerídeos, e, entre outros benefícios, aumenta o colesterol bom (HDL).

Recorde-se que o colesterol é uma gordura que o nosso organismo produz e que circula no sangue. No entanto, quando está em excesso é um fatores de risco para a ocorrência problemas cardiovasculares, como enfarte do miocárdio ou acidente vascular cerebral. 

Existem dois tipos:  o HDL (o 'bom') e o LDL. O 'bom' colesterol é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o 'mau' colesterol transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado. 

Ainda assim, é possível tratar e controlar o colesterol, através de uma dieta alimentar saudável e equilibrada, prática de exercício físico regular e da toma de fármacos específicos. 

Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:

Colesterol total - < 190 mg/dl;
Colesterol LDL - <115mg/dl;
Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório