Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Cuidados que os diabéticos devem ter com a sua saúde oral

Impress revela.

Cuidados que os diabéticos devem ter com a sua saúde oral
Notícias ao Minuto

09:00 - 14/11/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Dia Mundial da Diabetes

Cerca de uma em cada 10 pessoas adultas em todo o mundo sofrem de diabetes e, apesar de não entrarem nas estatísticas, tantos outros vivem na condição de pré diabetes – o alto risco de desenvolver diabetes tipo 2. "Esta doença não tem uma relação muito amigável com a saúde oral" e, como tal, "quem sofre da mesma deve ter a saúde da boca em conta como meio para gerir o açúcar no sangue", afirma a Impress em comunicado.

Leia Também: Andamos todos a escovar mal os dentes. É assim que se faz

A cadeia de clínicas especializadas em ortodontia invisível refere que "os diabéticos estão mais predispostos a desenvolver certos problemas orais como boca seca e falta de saliva, cáries excessivas, úlceras, aftas e ainda doenças na gengiva, incluindo a mais grave deste tipo, a periodontite".

Neste sentido, para assinalar o Dia dos Diabetes, nesta segunda-feira, 14 de novembro, Dr. Khaled Kasem, chefe ortodontista da Impress, deixa um guia para contornar os riscos acrescidos provocados pela diabetes e conseguir uma boca saudável.

1- Escovar é fundamental

"Escovar os dentes é um importante passo na saúde oral. No caso de todos os que sofrem com diabetes, devem fazê-lo pelo menos três vezes ao dia, preferencialmente após cada refeição, para que possam controlar os níveis de açúcar na sua boca. O uso de uma escova elétrica poderá facilitar a escovagem eficaz, mas é ainda aconselhado o uso de fio dentário que ajudará a remover a placa bacteriana entre os dentes e sob a linha da gengiva."

Leia também: Má higiene oral pode desencadear doenças potencialmente fatais
 
2- Gerir a alimentação

"A alimentação é chave no controlo dos diabetes e, claro está, na manutenção de um sorriso saudável. Os diabéticos são pessoas naturalmente predispostas para desenvolver problemas orais, pelo que devem gerir a sua dieta de forma a prevenir o desenvolvimento de outros problemas de saúde, em cadeia. Uma alimentação saudável, equilibrada e que evita vícios nocivos à saúde, ajuda a controlar diabetes e a preservar um sorriso saudável."

3- Visitar o dentista com frequência

"As visitas regulares ao dentista são imprescindíveis. As pessoas que lidam com a diabetes deverão visitar o seu dentista pelo menos duas vezes por ano para limpezas profissionais, radiografias e check-ups. Quaisquer sinais precoces de doenças gengivais - vermelhidão, inchaço, sangramento das gengivas, boca seca, dentes soltos ou dores na boca – deverão ser mencionados. É fundamental que o dentista tenha todas as informações sobre a doença para que possa ser um ponto de apoio na gestão da diabetes, sempre que necessário."

Leia Também: Combata a preguiça e siga estas cinco dicas para uma boa saúde oral

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório