Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Estudo volta a reforçar ligação entre apneia do sono e Alzheimer

Investigadores conseguiram mostrar como as interrupções respiratórias, provocadas pela apneia do sono, podem causar alterações no cérebro associadas à Alzheimer.

Estudo volta a reforçar ligação entre apneia do sono e Alzheimer
Notícias ao Minuto

09:37 - 09/11/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alzheimer

Até ao momento, já foram publicados vários estudos onde a relação entre a apneia do sono e demência foi analisada, e o mais recente reforça esta ideia. 

A missão do estudo, publicado na Nature Communications, foi tentar entender melhor se a apneia do sono causa efetivamente danos neurológicos. Para fazer esta análise, os investigadores desenvolveram uma técnica, cujo objetivo foi modelar distúrbios respiratórios do sono, em ratos.

Assim, conseguiram replicar as principais características da apneia do sono e investigar os seus efeitos no cérebro, quando não existem outras comorbidades, como doenças cardiovasculares ou diabetes, explica o New Atlas.

Leia Também: Hábitos de sono têm impacto no desenvolvimento cerebral de adolescentes

"Desenvolvemos uma nova maneira de induzir a respiração interrompida pelo sono e descobrimos que os ratos apresentavam características patológicas exacerbadas de Alzheimer", explicou a coautora do estudo Elizabeth Coulson, ao portal.

A investigação também comprovou que a hipoxia (baixo teor de oxigénio nos tecidos) - provocada pela apneia do sono - causou a mesma degeneração seletiva de neurónios que, normalmente, é provocada pela demência. 

Além disto, os investigadores descobriram que a privação crónica de sono, em ratos, não causava as mesmas características patológicas que este tipo de distúrbio respiratório do sono. No entanto, é importante lembrar, segundo os investigadores, que a privação do sono prejudica a memória.

Assim, a conclusão principal deste estudo é que a apneia do sono é um fator de risco que contribui para o desenvolvimento de Alzheimer.

Leia Também: Dormir pouco é mau, mas demasiadas horas na cama também não é bom

No geral, o tratamento mais recomendado, para quem tem apneia do sono, é a utilização de CPAPs (máquinas de terapia de sono), que previne a hipoxia durante o sono.

Não foi possível analisar o seu efeito nos ratos, mas os investigadores conseguiram prevenir a hipoxia experimentalmente e perceberam que fazê-lo interrompeu o "comprometimento cognitivo e a morte do neurónio, além de reduzir a patologia de Alzheimer".  

"Isto sugere que o tratamento com CPAP da apneia obstrutiva do sono tem o potencial de reduzir o risco de demência", diz a investigadora. 

Os investigadores afirmam que é necessário continuar a estudar esta relação, revelando que os testes em humanos já estão na fase inicial "com médicos do sono em Brisbane e Sydney para determinar a correlação entre hipoxia e comprometimento cognitivo sustentado e se o CPAP pode reduzir o risco de demência”. 

Leia Também: Nutriente presente nesta popular bebida ajuda a prevenir demência

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório