Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

O que deve fazer (e evitar) quando guarda as joias

Alguns materiais como a prata e o cobre, por exemplo, não podem estar em contacto próximo.

O que deve fazer (e evitar) quando guarda as joias
Notícias ao Minuto

23:00 - 04/11/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Dicas

Já dizia Marilyn Monroe "diamonds are a girl's best friend" ("diamantes são os melhores amigos das mulheres, em português). Ninguém consegue resistir a joias, mesmo quando não têm pedras preciosas, mas é essencial saber preservá-las. 

É que misturar materiais causa, muitas vezes, problemas incluindo riscos e oxidação. Ao Huffpost, agregador de blogues, Marcus Young, professor associado de ciências de materiais e engenharia da Universidade do Norte do Texas, nos Estados, explicou este fenómeno. 

Leia Também: Qual Black Friday? Aqui há descontos em relógios e joias todo o mês

"A questão é que ao juntar dois metais, cria, basicamente, uma bateria; uma célula galvânica que faz com que os iões se transportem entre si e isso levará à corrosão", esclarece. Caso não saiba, uma célula galvânica causa reações espontâneas de redução de oxidação que acabam por resultar em corrosão e descoloração da joia, acrescenta Young. 

Quando as peças são feitas à base de cobre estão mais propensas a este tipo de reações, e a prata é outra, porque, segundo o Huffpost, guardar prata com outros metais pode fazer com que ela oxide mais rapidamente.

Já o que é feito de platina, segundo Judith Anderson, uma avaliadora profissional de joias, não mancha porque não contém metais básicos, mas sim diferentes tipos de ouro.

Leia Também: Mesh apresenta coleção cápsula com joias clássicas e intemporais

Como guardar corretamente as joias

Como a exposição ao ar contribui (e muito) para a oxidação, o melhor é guardar todas as suas joias, individualmente, em ambientes limpos e secos. Independentemente do material este é o método mais eficaz para manter a qualidade. 

No entanto, como a prata é mais sensível, Amanda Gizzi da Jewelers of America, associação comercial de profissionais da indústria de joias, aconselha o uso de caixas feitas, especificamente, para este metal. Também avisa que não se devem empilhar as peças.

Por isso, a especialista recomenda que instale algo para dividir a caixa, preferencialmente grande, ou até guardar as joias em saquinhos plásticos individuais. Optar por um guarda-joias forrado com tecido também ajuda a evitar que a humidade estrague as suas joias. 

Leia Também: O truque com gin que deixava as joias da rainha Isabel II mais brilhantes

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório