Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

O hábito simples que diminui (e muito) o risco de demência em cães

E esta?

O hábito simples que diminui (e muito) o risco de demência em cães
Notícias ao Minuto

07:55 - 04/11/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Animais de estimação

Tal como nós, os cães podem apresentar demência à medida que envelhecem. Mas, conforme explica um artigo publicado no portal The Conversatión há uma forma muito simples de reduzir o risco: passeios.

Um estudo realizado por um grupo de investigadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, publicado na revista Scientific Reports, revelou que, entre cães com mais de uma década de vida, cada ano a mais faz disparar em 50% o risco de demência. Descobriram ainda que cães menos ativos eram quase 6,5 vezes mais propensos a desenvolver demência.

Leia Também: Morreu Pebbles, o cão mais velho do mundo aos 22 anos

Foram avaliados 15 mil cães norte-americanos. Os donos forneceram informações sobre o estado de saúde do animal, a sua rotina e função cognitiva. Após análise dos dados, os cientistas concluíram que cerca de 1,4% dos animais tinham demência. 

O The Conversation escreve que a demência canina tende a surgir após os oito anos e é semelhante ao Alzheimer em pessoas. Isso significa que a doença afeta o cérebro de forma progressiva e provoca mudanças comportamentais e cognitivas. 

Leia Também: Os cuidados que deve ter com um cão de porte pequeno

Num artigo para o portal, as investigadores Susan Hazel e Tracey Taylor, da Universidade de Adelaide, na Austrália, a subnotificação da doença é elevada. O diagnóstico de demência em cães é feito através da análise comportamental. Alterações ao nível da atividade, dormir mais durante o dia e acordar à noite, ansiedade e medo de sair de perto do dono são sinais de alerta.

Recorde-se que a demência é um termo genérico utilizado para designar um conjunto de doenças que se caracterizam por alterações cognitivas que podem estar associadas a perda de memória, alterações da linguagem e desorientação no tempo ou no espaço.

Para a maioria não existe tratamento, nem uma forma definitiva de prevenir a demência, e as perspectivas são más. A Organização Mundial de Saúde estima que existam 47.5 milhões de pessoas com demência em todo o mundo.

Leia Também: Cinco benefícios do canabidiol para os patudos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório