A farmacêutica norte-americana Pfizer e a alemã BioNTech anunciaram esta quinta-feira o arranque de um estudo sobre uma vacina combinada contra a Covid-19 e a gripe. Os testes estão a ser realizados nos Estados Unidos.
O estudo, em fase inicial, está a ser patrocinado pela BioNTech. Tem como objetivo medir a segurança, a tolerabilidade e imunogenicidade desencadeada por esta vacina combinada, bem como a capacidade de gerar uma resposta imunológica para evitar desfechos graves. Segundo a Reuters, a vacina candidata é de dose única combina a vacina mRNA da Pfizer contra a gripe e o imunizante de reforço contra a variante Ómicron desenvolvido por ambas.
A Pfizer e a BioNtech pretendem recrutar 180 voluntários, entre os 18 e os 64 anos. O primeiro participante foi vacinado no início desta semana.
Recorde-se que as 'rivais' Moderna e Novavax estão também a trabalhar em vacinas combinadas contra a Covid e a gripe.
O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:
Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.
[Notícia atualizada às 11h58]