Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

O 'assassino do sono' que não deixa dormir em condições

Um psicólogo explica a condição e como a resolver em apenas 15 minutos.

O 'assassino do sono' que não deixa dormir em condições
Notícias ao Minuto

09:00 - 03/11/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Sono

Uma noite mal dormida é sinal de que o dia seguinte tem tudo para não correr da melhor forma. A qualidade do sono afeta em muito a saúde, daí os conselhos de sempre para dormir várias horas seguidas. Segundo o psicólogo Aric Prather, existe um inimigo número um - mas com apenas 15 minutos consegue resolvê-lo.

Leia Também: Novo estudo encontra ligação entre maus hábitos de sono e perda de visão

Num recente texto publicado na CNBC, disse que o facto de as pessoas estarem constantemente preocupadas com alguma coisa afeta a sua capacidade de adormecer.

“A atenção é constantemente atraída para esse assunto, para algo que não ficou resolvido ou para um arrependimento”, explicou.

O psicólogo refere que é durante o dia que se deve preocupar com coisas importantes e que “não pode ficar preso em constantes 'loops' mentais”. Uma das formas de resolver a questão, e conseguir uma boa noite de sono, passa pelo truque que apenas lhe irá tirar 15 minutos.

É durante esse tempo, mais ou menos assim a meio ao final da tarde, que se deve concentrar na “preocupação emocional”. É importante que esteja sozinho durante esse período.

“Deve pensar nisto como uma lista de tarefas, que irá percorrer uma a uma, tudo coisas que o estão a preocupar nesse dia.” Deve fazer este exercício duas a três vezes por semana. Desta forma irá fazer com que deixe de se preocupar com estes assuntos à noite.

Aric Prather sugere mesmo que em vez de ser apenas uma lista mental que crie algo físico com duas colunas: uma da problemas outra para soluções. “O objetivo é traçar um plano para começar por etapas a solucionar os problemas nos dias seguintes.”

“Já gastou energia ao focar-se nestes problemas e pode libertar a mente à noite”, concluiu.

Leia Também: É assim que as memórias são armazenadas no cérebro enquanto dorme

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório