Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Enfarte. Sobreviventes queixam-se destes dois sintomas

Manifestam-se aproximadamente um mês antes do ataque cardíaco, refere um relatório.

Enfarte. Sobreviventes queixam-se destes dois sintomas
Notícias ao Minuto

17:03 - 28/10/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Ataque cardíaco

Pense numa dor intensa no peito ou na região do abdómen, que irradia para a mandíbula, membros superiores ou o dorso. É o sintoma mais frequente de um enfarte, mas pode fazer-se acompanhar de outros sinais de alerta, como refere a Harvard Health, que cita um inquérito feito a mais de 500 mulheres que sobreviveram a ataques cardíacos.

O documento revela que 95% das mulheres notaram que algo não estava bem um mês antes da complicação se dar. A maioria apontou dois sintomas: fadiga e perturbações de sono. 

Leia Também: As mulheres sofrem mais do coração que os homens. E estas são as razões

A dor no peito - o sintoma mais comum de problemas cardíacos - estava mais abaixo na lista das mulheres. Apenas cerca de um terço apontaram sintomas como dor torácica. Já a falta de ar, fraqueza e fadiga, suores, tonturas e náuseas encabeçavam a lista de queixas.

Face a estes dados, a Harvard Health referiu: "Preste atenção a estes sintomas e obtenha um diagnóstico e tratamento rápidos". "Alguns homens também têm sinais de alerta precoce, sendo a dor no peito a mais comum", acrescenta. 

Recorde-se que a idade, o tabagismo, o excesso de colesterol, a diabetes, a hipertensão arterial e o excesso de peso são os principais fatores de risco de enfarte. "Os familiares em primeiro grau de doentes que tenham tido um enfarte agudo do miocárdio (sobretudo se este ocorreu em idade considerada precoce), têm um risco acrescido e devem vigiar de perto os fatores de risco vascular", alerta o grupo Lusíadas.

Leia também: A hora exata a que deve deitar-se para evitar problemas cardíacos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório