Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

O que pode fazer (em casa) para se livrar de uma dor de cabeça

Leia estas dicas com atenção.

O que pode fazer (em casa) para se livrar de uma dor de cabeça
Notícias ao Minuto

10:15 - 25/10/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Dores de cabeça são um problema muito comum e extremamente incómodo. No geral, a primeira reação é tomar um medicamento, com propriedades analgésicas, mas não é tudo o que pode (e deve) fazer, explica a Best Health. 

Segundo a revista são muitas as coisas que o vão ajudar a atenuar as dores como, por exemplo, uma massagem, mas não diretamente na cabeça.

A Best Health recomenda que com um movimento firme e circular massage a mão, na parte da pele entre a base do polegar e o dedo indicador, durante vários minutos. A seguir deve trocar de mãos e repetir o processo "até que a dor desapareça".

Leia Também: Estudo afirma que enxaquecas podem aumentar risco de demência

Trata-se de um ponto de pressão, chamado LIG4, explica a revista, que "está ligado às áreas do cérebro onde as dores de cabeça começam".

Colocar os pés em água quente também pode ajudá-lo a sentir-se melhor, diz a revista acrescentando que "ao atrair o sangue para os pés", através da água quente, vai conseguir aliviar a "pressão nos vasos sanguíneos da cabeça". Além disto, a revista recomenda que, para uma dor de cabeça muito forte, adicione um pouco de pó de mostarda quente à água.

Aplicar uma compressa quente na testa ou nas costas do pescoço também ajuda a relaxar os músculos mais tensos. Depois, a Best Health recomenda que aplique uma compressa fria, nos mesmos locais, assim vai contrair os "vasos sanguíneos e, quando eles encolhem, param de pressionar os nervos sensíveis". 

Tomar uma chávena de café forte é outra ideia. "A cafeína reduz o inchaço dos vasos sanguíneos e, portanto, pode ajudar a aliviar a dor de cabeça", explica a revista. Aliás, é por isso que a cafeína é um ingrediente, muito usado, em analgésicos. 

Também pode experimentar amarrar, por exemplo, um lenço, cachecol ou gravata na testa e apertá-lo até ao ponto em que comece a sentir pressão. "Ao reduzir o fluxo de sangue para o couro cabeludo" vai conseguir "aliviar a dor causada pelos vasos sanguíneos inchados". 

Alguns óleos essenciais podem ser muito úteis nestes momentos, especialmente os que incluem lavanda, diz a revista. Faça uma massagem suave, na testa e nas têmporas, com um pouco de óleo de lavanda, depois deite-se e tente relaxar. Idealmente deve fazer isto num espaço escuro, silencioso e confortável. Óleo feito com hortelã-pimenta tem o mesmo efeito.

Como alternativa a medicamentos experimente o gengibre que "era, tradicionalmente, usado para tratar dores de cabeça". Moa meia colher de chá de gengibre, misture o pó com água e beba ou despeje uma chávena de água quente sobre uma colher de chá de gengibre e beba. "O gengibre é especialmente eficaz contra enxaquecas", afirma a Best Health. Pode ainda experimentar chá de alecrim. "Algumas pessoas dizem que ajuda a evitar que a dor se agrave". 

Leia Também: Enxaquecas. Os sinais a que tem de estar atento para se preparar

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório