Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Estudo clínico comprova: Esta mudança garante uma boa noite de sono

Aproximadamente um em cada três portugueses com idades superiores a 24 anos dorme mal e um em cada cinco demora mais de 30 minutos a adormecer.

Estudo clínico comprova: Esta mudança garante uma boa noite de sono
Notícias ao Minuto

07:55 - 18/10/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Sono

Em Portugal, o sono é cada vez mais uma preocupação e, segundo a Sociedade Portuguesa de Pneumologia, aproximadamente um em cada três portugueses com idades superiores a 24 anos dorme mal e um em cada cinco demora mais de 30 minutos a adormecer. Agora, um estudo  realizado pela Universidade de Uppsala sugere que a utilização de cobertores pesados promove a produção de melatonina (hormona indutora do sono e que contribui também para adormecer mais rápido) nas primeiras horas de sono.

Os efeitos benéficos do cobertor pesado em pessoas que sofrem de insónias e outras patologias de sono, já tinham sido comprovados em estudos passados. Ainda assim, este o primeiro a testar este tipo de cobertores em pessoas saudáveis. Durante a primeira hora de sono, o estudo registou um aumento de 32% da melatonina nos utilizadores de cobertores pesados. 

Os respectivos participantes não sofriam de problemas de sono e os cobertores pesados tinham cerca de 12% do peso dos participantes, enquanto os cobertores leves tinham apenas 2.4%. Verificou-se um aumento substancial da produção de melatonina com o uso do cobertor pesado, sendo conhecidos os benefícios desta hormona na regularização dos ciclos de sono, mas também na regulação cardíaca e influência positiva na atenuação de doenças relacionadas com o sistema nervoso e saúde mental. Estudos científicos demonstram que, entre outros, um mau sono é diretamente responsável por 15% dos casos de Alzheimer e aumenta em 20% a probabilidade de sofrermos um ataque de coração. Isto acontece porque o nosso corpo precisa de descansar para recuperar dos desafios do dia a dia - quando o sono não é tranquilo e profundo, essa recuperação não acontece

No artigo, publicado na Jornal of Sleep Research, revista oficial da Sociedade Europeia de Medicina do Sono (European Sleep Reseach Society), "constatou-se que a utilização de cobertores pesados durante o sono em adultos jovens saudáveis, promoveu um aumento natural de melatonina na saliva do pico noturno, em mais 32% face ao uso de cobertores ditos leves", explica em comunicado a pneumologista Maria José Guimarães, com competência em medicina do sono.

"Este estudo é o primeiro a documentar cientificamente o aumento da melatonina na hora de dormir devido ao uso de cobertores pesados, promovendo o sono de forma natural e abre a porta para se fazer mais investigação nesta matéria com vista à recomendação potencial deste tipo de terapias/ intervenções não famacológicas, no tratamento de distúrbios do sono tão importantes como a ansiedade e a insónia", remata.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório