Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Trombose: Sintomas, causas, fatores de risco e a importância da prevenção

Para assinalar o Dia Mundial da Trombose, Ana Gomes, elemento do Núcleo de Estudos de Doença Vascular Pulmonar, assina este texto sobre as causas, sintomas e tratamentos para este problema.

Trombose: Sintomas, causas, fatores de risco e a importância da prevenção
Notícias ao Minuto

10:56 - 13/10/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Dia Mundial da Trombose

A 13 de Outubro assinala-se o Dia Mundial da Trombose, criado pela Sociedade Internacional de Trombose e Hemostase para aumentar a consciencialização da população em geral para o problema do tromboembolismo venoso, os seus fatores de risco e sinais e sintomas associados, tendo em conta que esta é a terceira principal causa de morte cardiovascular, logo a seguir aos acidentes vasculares cerebrais e aos enfartes do miocárdio. 

O tromboembolismo venoso é uma doença que se caracteriza pela formação de coágulos sanguíneos nas veias profundas do corpo, mais frequentemente das pernas, que podem interromper a circulação de sangue - trombose venosa profunda, mas que também podem libertar-se e viajar até aos pulmões, ficando presos nos pequenos vasos capilares pulmonares - embolia pulmonar.  Trata-se de uma doença potencialmente fatal e que pode afetar pessoas em todas as idades.

Leia Também: Sofre de cãibras nas pernas durante a noite? Saiba porquê

Notícias ao Minuto Ana Gomes© DR  

Embora existam vários fatores de risco para o desenvolvimento de tromboembolismo venoso, o mais significativo é o internamento hospitalar. Até 60% dos casos de tromboembolismo venoso ocorrem durante ou até 90 dias após o internamento, sendo a principal causa de morte hospitalar prevenível. Por esse motivo, é importante também sensibilizar os profissionais de saúde para a avaliação sistemática do risco trombótico de cada doente, nomeadamente em doentes submetidos a intervenções cirúrgicas, e para a adoção de estratégias terapêuticas preventivas, quer farmacológicas (medicamentos anticoagulantes) ou mecânicas (como meias de compressão elástica).

Para além da hospitalização, existem outros fatores risco para o tromboembolismo venoso, como por exemplo a idade, a história familiar, as neoplasias, o traumatismo, a imobilização prolongada, a terapêutica anti-concepcional ou a gravidez. 

Os sinais e sintomas de tromboembolismo venoso mais frequentes são apresentar uma das pernas inchada, vermelha e quente nos casos de trombose venosa profunda, e falta de ar, dor no peito e palpitações nos doentes com embolia pulmonar.

O tratamento pode diferir, mas envolve habitualmente medicamentos que dissolvem os coágulos sanguíneos que se formaram e que previne a formação de novos coágulos, ou seja, medicamentos anticoagulantes.

Concluindo, é essencial saber que o tromboembolismo venoso pode afetar qualquer pessoa, independentemente da idade, género ou etnia, e por isso todos devem conhecer o seu risco para desenvolver esta doença e questionar os profissionais de saúde sobre medidas de prevenção - manter um estilo de vida saudável e evitar o sedentarismo são algumas das medidas essenciais a tomar.

Caso desenvolva sinais ou sintomas sugestivos de tomboembolismo venoso, deve procurar ajuda médica imediata para não atrasar o diagnóstico e para que se inicie o tratamento o mais precocemente possível, para esta doença potencialmente fatal.

*Artigo de opinião assinado por Ana Gomes

Leia Também: Conhece o tipo de sangue que tem? Pode indicar algumas doenças futuras

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório