Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

É seguro fazer uma tatuagem durante a gravidez?

O melhor é falar primeiro com o seu médico, mas existem alguns riscos que está a correr.

É seguro fazer uma tatuagem durante a gravidez?
Notícias ao Minuto

21:00 - 12/10/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Tatuagens

Álcool e tabaco são à cabeça as primeiras coisas que uma grávida deve evitar. A lista pode ser mais longa dependendo do tipo de gravidez. Tudo para evitar danos na saúde da mãe e também da criança que está para nascer. E uma tatuagem? Será que é seguro fazer?

Leia Também: Vai fazer uma tatuagem? É assim que deve preparar a pele

O portal Glam foi tentar descobrir a resposta. Falou com especialistas e baseou-se em alguns estudos para perceber que podem existir alguns riscos. Antes de tudo, o melhor é sempre aconselhar-se com o médico que a está a seguir de forma a avaliar a segurança em todo o processo.

Segundo o portal WebMD existe uma falta de estudos neste sentido, o que torna mais complicado perceber os possíveis riscos. No entanto, o facto de poder afetar o sistema imunológico da mãe e da criança é um dos pontos a ter em consideração.

“A utilização de uma agulha contaminada eleva o risco de infeções transmitidas pelo sangue, como hepatite B, hepatite C ou HIV”, explica o portal. No caso da hepatite B, quando não tratada, pode mesmo levar à morte devido a lesões no fígado.

A transmissão das doenças pode acontecer para a criança que está em desenvolvimento. "A maioria dos especialistas em dermatologia e obstetrícia desaconselham fazer uma tatuagem durante a gravidez ou durante a amamentação", conta a médica Lauren Demosthenes à Cosmopolitan.

O portal WebMD explica que algumas tintas podem afetar a criança uma vez que contêm metais pesados, como mercúrio ou chumbo.

Leia Também: O novo quatro em um da Ericeira tem brunch, barbearia, loja e tatuagens

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório